15/04/2008

RESUMO DA REUNIÃO IV CAAOD DE 4 DE ABRIL/2008

Prezados colegas:
1. agradeço a participação de todos na IV Reunião do CAAOD, de 04 de abril, e a disponibilidade em contribuir com a política de atenção integral em AD do Ministério da Saúde;
2. a ata da reunião está sendo redigida por Katia e Fernanda Nogueira, e será enviada a todos, para contribuições, no início da próxima semana.
3. lembro alguns encaminhamentos aprovados:
3.1. Crack – um relatório sucinto sobre as experiências de tratamento/redução de danos será feito pela Andréia Domânico. O tema é de urgência absoluta. Tarcísio e Marcelo Niel também contribuirão com este documento. Além disso, PROJAD e ABEAD organizarão, com o MS, uma oficina sobre a situação do crack no RJ.
3.2. Hospitais gerais – Sérgio Ramos e Ana Cecília farão documento analítico sobre o tratamento de usuários/dependentes em hospitais gerais, com vistas a definir medidas do MS para ampliar o acesso ao tratamento.
3.3. Álcool e jovens – Ana Glória fará uma proposta de agenda com ações de promoção e prevenção, colhendo sugestões dos demais integrantes do Comitê.
3.4. Álcool e redução de danos – será incluído o tema no Edital PN/DST-Aids e Saúde Mental, em elaboração, para lançamento próximo. ABORDA fará um pequeno relatório sobre experiências de RD & álcool.
3.5. A próxima reunião será antecipada (talvez junho ou julho), e terá como tema central (mas não único) o enfrentamento do problema do crack.
3.6. As deliberações sobre a política do álcool constarão da ata da reunião (houve apoio unânime à proposta do PL 2733 – propaganda, mas não se obteve consenso quanto à MP 415 – estradas federais)
4. informo que aprovamos no Conselho Nacional de Secretários Municipais, dia 9, em Belém, a implantação de intervenções breves para AD (especialmente álcool) na atenção primária, através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, recém-aprovados (com financiamento assegurado) no SUS. É preciso discutir as diretrizes gerais desta estratégia. Na reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental, dias 17 e 18 próximos, haverá uma oficina sobre SM e AD na atenção primária, para os gestores municipais e estaduais.
5. outras deliberações constarão da ata. Combinamos que o CAAOD se manteria em contato através do trabalho à distância, pela rede mundial de computadores. Assim, é importante que as contribuições temáticas comecem a circular o mais rapidamente possível.
Agradeço mais uma vez a contribuição de todos. Um grande abraço, Pedro Gabriel
Pedro Gabriel Godinho Delgado
Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
DAPES/Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
(55) (61) 3315-2313 ou 3315-3415
Fax: (55) (61) 3315-3920
Mental Health and Substance Abuse Unit
Ministry of Health
Head