30/04/2008

Com futebol, ONG pretende reduzir violência contra meninas no Maranhão.

Com futebol, ONG pretende reduzir violência contra meninas no Maranhão.

A Plan Brasil, que trabalha em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, lança projeto de apoio ao futebol feminino no interior maranhense. Região possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil.

Em Codó, cidade do interior maranhense, situada na região dos Cocais, o futebol feminino será uma importante ferramenta para reduzir os casos de abuso e violência contra meninas e violação aos seus direitos. Essa é a estratégia do projeto de apoio ao futebol feminino que a ONG Plan lança no próximo domingo (04 de maio), no estado que apresenta um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil. Logo após o lançamento, acontecerá um torneio de futebol, durante todo o dia, com a participação das 200 meninas selecionadas para o projeto, que também conta com a parceria da LIFAC (Liga de Futebol Amador de Codó).

“Esse projeto representa muito mais do que um incentivo ao esporte. É um programa de inclusão social e fortalecimento de direitos”, afirma o Gerente da Unidade de Programas da Plan em Codó, Clodomir Goiabeira Júnior. Em sua avaliação, a motivação por meio do futebol e de atividades socioeducativas contribuirá para a promoção da saúde e desenvolvimento dessas meninas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A prática do esporte cria condições para as garotas fortalecerem sua auto-estima, identidade cultural, cidadania e capacidade de liderança.

O projeto, que tem duração de dois anos, prevê atividades de preparação e treinamento para prática do futebol para meninas de 10 a 18 anos e cursos específicos para árbitros e técnicos. Entretanto, o conteúdo do programa não se limita ao esporte. Durante os encontros e treinamentos, serão abordados temas como sexualidade, gravidez precoce, trabalho infantil (especialmente o doméstico), abuso e exploração sexual, doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS. “Para muitas meninas, esta vai ser uma oportunidade de crescer como profissional de futebol, mas, creio que teremos muito mais... respeito e reconhecimento como mulheres e seres capazes”, declara a jovem Jesuslene Moreira Pereira, 18, moradora da comunidade Santo Antônio, na zona urbana de Codó.

Com cerca de 120 mil habitantes, o município de Codó, situado a aproximadamente 300 km da capital, é hoje o quinto maior colégio eleitoral do Estado, e mesmo assim possui um dos índices educacionais mais baixos do Brasil. A cidade apresenta um desempenho particularmente precário no acesso à educação fundamental de qualidade. A situação é pior para as meninas: muitas são forçadas a trabalhar na economia informal da região, na qual onde as condições de trabalho são freqüentemente perigosas e humilhantes.

A Plan é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, sem filiação religiosa ou política, que existe desde 1937 e trabalha em mais de 60 países. Organização de desenvolvimento comunitário centrado na criança e no adolescente, atua no Brasil desde 1997. Hoje, com projetos nas áreas de educação, saúde, direitos, participação e segurança alimentar, beneficia mais de 75 mil crianças e adolescentes. (www.plan.org.br).

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto de Apoio ao Futebol Feminino.

QUANDO: Domingo, 04 de maio, a partir das 8h.

ONDE: Sociedade Recreativa Cultural da Sucam – SORCS (conhecido como Clube da Sucam); Rua Pernambuco, s/n, Comunidade São Francisco.

SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS:

Clodomir Goiabeira Júnior – Gerente da Unidade de Programas da Plan Codó.

Rozelane Santos – Assistente Técnica de Direitos.

Anselmo Costa – Promotor do Projeto.

Manoel Santos – Coordenador do Projeto de Apoio ao Futebol Feminino.

Meninas participantes do projeto.

MAIORES INFORMAÇÕES E IMAGENS:

Selma Cristina Rosa

Assistente de Mídia e Comunicação/Media and Communication Assistant

Plan Brasil

Av. Colares Moreira, Q. 121 - n.1, Salas 102/302/402

Renascença, São Luís - MA

CEP: 65.075-440

Fones: (98) 3235-8490/3235-4406

Fax: (98) 3227-4882

Cel.: (98) 8807-2627

selma.rosa@plan-international.org

www.plan.org.br/www.plan-international.org