14/04/2008

ICE-MA participa de apresentação de modelo de educação em PE

No início desta semana o governador Jackson Lago esteve em Recife para conhecer um modelo experimental de educação pública para o ensino médio baseado em parcerias entre o poder público e empresas. O convite partiu do empresário Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação e do Conselho Consultivo da Philips da América Latina, e idealizador do modelo.



Também participaram do evento o deputado federal Gastão Vieira, o deputado estadual Marcelo Tavares, o secretário de Educação, Lourenço Vieira da Silva, de Planejamento, Aziz Santos, a secretária adjunta de educação, Regina Galeno, os assessores especiais do governo, Luiz Raimundo Azevedo e Tereza Pflueger, além de representantes da Vale, José Carlos Sousa, da Alcoa, Fátima Brandão e do ICE-MA, Ted Lago e Deborah Baesse.





O governador visitou o Centro de Ensino Experimental Escola Técnica do Agreste, no município de Bezerros (PE), onde conversou com alunos e professores e ouviu a explanação de Marcos Magalhães.









Na ocasião foi assinado um termo no qual o governo, o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) se comprometem a desenvolver ações conjuntas para implantar uma experiência na área de educação do Maranhão, baseada no modelo de Pernambuco. (São Centros de Ensino Experimental, como o Ginásio Pernambucano e a Escola do Agreste. Ao todo são 33 estabelecimentos de ensino baseados neste modelo de gestão, oferecendo escola em tempo integral aos alunos).





“Conhecer o projeto do Ginásio Pernambucano in loco foi uma experiência única que nos enriqueceu como seres totais. A dimensão humana foi amplamente preenchida pela emoção de ver aqueles jovens tão simples sonhando e realizando seus sonhos; a dimensão técnica enriqueceu-se com a simplicidade e eficiência de um modelo de gestão pedagógica claro e objetivo e, o mais importante, focado em resultados palpávéis; finalmente, a dimesão ético-política foi revigorada pela concretização do diálogo intersetorial e pela formação de grupo representativo, focado no real interesse público", relatou Deborah Baesse, gestora do ICE-MA.