COMO FAZER UM BOM PERFIL PROFISSIONAL (CURRÍCULO)
1. APRESENTAÇÃO:
Você Sabe aquele negocio de "a primeira impressão é a que fica"?, Pois é, No caso de entrevistas de emprego isso é ainda mais grave do que nas outras situações, pôr que se você não deixar uma boa impressão, não vai deixar nenhuma outra, pôr que nunca mais vão ver você! É horrível! Você só tem um tiro, uma chance, uma oportunidade! Tem que fazer tudo certo logo da primeira vez, porque saiba que não haverá uma segunda!
1.1. A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO:
Uma boa apresentação para você que está procura do emprego ideal, é que você, deve sair de casa munido de UM BOM PERFIL PROFISSIONAL (CURRICULUM VITAE), que pode, ter certeza é uma arma muito importante para que você possa dar um tiro certeiro e ai conquistar seu espaço ao sol. O Curriculum é uma maneira simples de você mostrar suas experiências profissionais e da empresa analisar se você é o que eles procuram. Pôr isso mesmo o Curriculum deve ser bem feito e você deve dar uma atenção especial para ele. É uma propaganda de suas capacidades potenciais, na qual você tem que dizer como poderá contribuir para a empresa com seus talentos. Uma regrinha básica sobre o “Perfil Profissional” (curriculum) gera em torno do tamanho. Pôr mais experiência que você queira mostrar, evite curriculum longos demais. Pois os Perfis Profissionais, (curriculum) com aquele calhamaço de folhas, como pôr exemplo: este que esta em minhas mão, estes são os primeiros a serem descartados pelo Departamento pessoal, observe este, este sim é o Perfil Profissional (Curriculum) ideal. Pôr isso digo a vocês seja bastante sucinto, simples e direto. É a melhor maneira de ter seu curriculum analisado. Pôr isso não esqueça o Curriculum Vitae deve ter uma boa apresentação, bonita e limpo, nada de “Perfil Profissional” (curriculum) sujo ou amarrotado. Não se esqueça o de que o objetivo de um curriculum é vender você, vender a idéia de que você poderá agregar valor para empresa. O entrevistador esta interessado em saber como as habilidades descritas no seu “Perfil Profissional” (curriculum) se relacionam aos requisitos do cargo pleiteado. Os curriculum padronizados estão ultrapassados. Lembre-se de que o “Perfil Profissional” (curriculum) é uma propaganda de você, você esta vendendo naquele momento a sua imagem, o produto que é você, vá por mim.
O que deve e o que não deve conter no “Perfil Profissional” (Curriculum vitae):
O Curriculum deve conter:
a) Objetivo profissional em destaque
b) Boa apresentação e estética
c) Facilidade de leitura
d) Objetividade e clareza na descrição dos trabalhos
e) Clareza nas cópias
f) Facilidade de identificação
g) Colocação na 1ª. Pessoa singular
h) No máximo três folhas
i) Carta pessoal (preferencialmente escrita a mão)
j)Tempo de atuação na área
l) Nível de responsabilidade nos projetos
m) Principais Realizações
n) Nível de poder de decisão
o) Estabilidade e encarreiramento profissional
p) Disponibilidade para viagens/mudanças de cidade ou estado
q) Experiência profissional
r) Formação acadêmica
s) Curso extra curriculares
t) Idiomas
u) Data
v) Assinatura
O que não deve conter:
a) Filiação
b) Inicio dos estudos (colocar só o último Curso)
c) Mais do que 4 empresas
d) Instabilidade profissional
e) Dificuldades de leitura
Vejamos agora passo a passo na integra como fazer um bom Perfil Profissional (Curriculum Vitae) e você se dar bem.
1. Dados Pessoais – Na parte superior da folha, coloque o seu nome completo, com letras maiúsculas, sexo, idade, naturalidade, estado civil, Numero da Identidade e CPF, endereço completo, cidade, CEP, telefones para contatos e e-mail (se tiver). [Dica: evite pôr data de nascimento para que o entrevistador(a) não tenha que calcular sua idade.]
2. Objetivo – Coloque três cargos ou área profissional de seu interesse.
3. Perfil Profissional – Descreva resumidamente as suas qualificações profissionais. [Dica: Utilize palavras que expressem a pessoa que você é, como dinâmica, de garra, comunicativa, experiente, criativa e uma pessoa determinada, etc.]
4. Formação Escolar – Relacione o nome dos principais cursos acadêmicos que fez, com nome da instituição, local, as datas e a duração de cada curso. [Dica: Dê preferência mencione apenas três cursos mais importantes para o cargo pretendido.]
5. Cursos Extracurriculares – Escreva o nome de pelo menos três cursos importantes de qualificação profissional que fez. Exemplo: Introdução à informática, a instituição onde fez o curso.
6. Idiomas – Informe as línguas estrangeira que cursou e o grau de conhecimento de cada uma delas. [Conselho: Tenha pelo menos duas linguagem (Inglês/francês)]
7. Experiência Profissional – Coloque as empresa em que trabalhou, o cargo, as datas de entrada e saída e o resumo das atividades e responsabilidades recebidas na empresa e cargo. [Dica: Comece pela última empresa. Tente mencionar, no máximo, os três ultimas, evite mencionar em seu curriculum passagem pôr uma empresa falida, pôr exemplo, é algo a omitir? Eu especialista em Recursos humano, digamos que não. “A forma como o profissional encarou essa experiência negativa pode até contar pontos, mas abandonar o emprego durante uma crise é que seria ruim para o “Perfil Profissional”, (curriculum).]
8. Resumo profissional – Descreva suas principais habilidades e suas melhores realizações resumidamente. Destaque sua formação e qualificação para a função a que esta se candidatando.
9. Referências Pessoais – Coloque pelo menos 2 pessoas como que não sejam parentes. [Dica: Coloque só o nome, função e o telefone.]
10. Referências Comerciais – Coloque pelo menos 2, onde você já comprou ou onde você tem conta bancária. [Dica: Coloque apenas o nome da loja, o fone e a pessoa de contato, se for Banco o nome do Banco, fone e o nome do Gerente.]
11. Pretensão Salarial – Somente mencione se for solicitado A pretensão salarial pode refletir o valor que a pessoa dá a ela. Mas não exagere! O salário também deve ser compatível com as possibilidades e porte da empresa. [Dica – Coloque abaixo da Pretensão – último salário percebido.]
12. Por último – escreva a data e assine o “Perfil Profissional” (curriculum), boa sorte, Peça Deus para te abençoar. E que vai dar certo, ponha isto na sua cabeça.
COMO FAZER UM BOM PERFIL PROFISSIONAL (CURRÍCULO): on-line
A jornalista Kátia Militello dá, em sua coluna na revista Info Exame, algumas dicas de como escrever um bom currículo para ficar hospedado nos sites de recrutamento ou recursos humanos:
Eonomize o seu tempo de conexão preenchendo o formulário fora da rede;
Para trabalhar com mais calma, carregue o formulário de currículo e encerre a conexão com seu provedor de acesso, sem fechar o browser.
Preencha, então, todos os dados com atenção e cuidado. Depois estabeleça novamente a conexão com o seu provedor e envie o formulário.
Cuidado ao preencher e despachar o formulário
Lembre-se que o curriculum é a primeira impressão a seu respeito e vai ser visto por um número muito grande de pessoas. Preencha com cuidado e antes de confirmar o envio solicite uma visão prévia de como seus dados vão ficar armazenados. Não se esqueça de efetivar a inclusão após a visualização.
A melhor forma para o currículo
Você deve definir o seu perfil profissional preocupando-se com as palavras-chave que podem ser utilizadas na pesquisa. Não use comandos HTML, evite caracteres especiais como $ ' " < > ; ! Não escreva tudo em letras maiúsculas, pois isso dificulta a leitura.
Veja um bom exemplo de currículo
Analista sênior experiente em Oracle, ferramentas Case e Visual Basic. Conhecedor de metodologias de desenvolvimento e modelagem de dados. Habilidoso no relacionamento com usuários. Já trabalhou com sistemas financeiros, EIS e Lotus Notes. Dois anos de experiência como programador Delphi, utilizando bases relacionais Sybase e Zim. Já trabalhei com orientação a objeto e definição de padrões de tela para aplicações Windows.
Como funcionam as pesquisas de currículos
Os sites que hospedam currículos fazem as pesquisas de currículos pensando em como os empregadores buscam profissionais. Todas as palavras do currículo são utilizadas na pesquisa e comparadas com as palavras-chaves informadas pelo empregador. Assim, se o usuário quer um especialista em Delphi, a pesquisa alinha todos os currículos em que aparece a palavra Delphi.
O que é um currículo sigiloso
Nesse caso, informações como nome, endereço, telefone e e-mail do profissional não ficam disponíveis no cabeçalho do currículo. Caso haja interesse pelo profissional, o empregador entra em contato com o site, que repassa as informações para o profissional. Mas atenção: use essa opção de currículo sigiloso com critério. Os empregadores preferem o contato direto.
Como fazer um currículo mais detalhado
Se você optar por essa forma, é importante destacar idade, formação acadêmica, experiência em projetos, conhecimentos de softwares e cursos realizados. Seja objetivo e coloque só as informações mais relevantes. Trabalhe com calma num editor de textos, prepare o seu currículo e só depois conecte-se à rede. Use as funções de copy e paste para facilitar o trabalho. Evite colocar os números dos seus documentos, como RG e CPF. Além de não ser útil para o empregador nesse momento, essas informações podem ser utilizadas por outras pessoas para aplicar golpes.
COMO FAZER UMA BOA ENTREVISTA
1. Na hora de procurar um bom emprego, você pode começar pêlos classificados dos jornais. Os melhores dias são as terças, quintas-feiras e os domingos.
2. Você não é assinante e fica difícil comprar os jornais toda semana? Não tem problema. Com certeza, dever conhecer alguém, amigo, vizinho ou parente, que recebe algum jornal todos os dias. Se não tiver as bibliotecas e as escolas costuma-se ter diariamente algum exemplar.
3. Selecione os anúncios nos quais se enquadra. Se a empresa oferece uma vaga para um profissional que tem, no mínimo, três anos de experiência e você só ficou no cargo oferecido por alguns meses, quer dizer que não se enquadra. Então, para quê perder tempo?
4. Leia com atenção e muita calma e siga corretamente o que é solicitado no anuncio. Se a empresa pede para enviar o currículo, nada de ir até lá a fim de conseguir uma entrevista. Mande o seu fique aguardando um contato.
5. Procurar um bom emprego pêlos classificados dos jornais não basta. Você deve também conversar com os amigos e pedir para que eles avisem quando souber de alguma vaga.
6. Na hora de procurar um bom trabalho, você não pode de hipótese nenhuma de esquecer também das Agências de Empregos e principalmente da Agência de Empregos ASA EXPRESS a maior, a melhor AGENCIA DE EMPREGOS da cidade. Sendo que quando de sua visita em cada uma delas o ideal é deixar um bom curriculum com foto em todas elas.
7. Durma bem no dia anterior, isto ajuda para acordar bem disposto. Faça exercícios físicos, e que ajuda a ter disposição;
* Acorde bem disposto – Diga bom dia ao dia, assim que acordar; agasalhe-se de forma confortável e adequado; não resmungue se o ônibus não passou, se o trânsito estiver péssimo e a noite no primeiro momento de sua chegada em casa, relaxe com um banho morno e faça uma oração e uma boa noite de sono.
8. Encare o entrevistador, olhe bem para ele e ouça-o com atenção. Você precisa entender exatamente o que ele que saber para responder de acordo.
9. Tenha uma boa postura correta - Fique sempre bem posicionado. Ao falar procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna, gesticule com moderação. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, também não fique movimentando desordenadamente de uma lado para o outro e quando estiver parado não abra demasiadamente as pernas. Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos. Poderá passar uma imagem negligente, ou de excesso de humildade. Deixe o semblante sempre descontraído e, sendo possível, sorridente. Não fale em alegria com fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre.
10. Não fale rápido demais, mas também não fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar o seu entrevistador(a),
11. Tenha um vocabulário adequado evitando um vocabulário pobre e vulgar, não use gírias, não tenha a preocupação de se expressar com palavras difíceis, e reservando o vocabulário profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idéias e pensamentos.
12. Passado é passado, não fale mal dos lugares em que trabalhou, não fale mal dos seus ex-patrões, não fale mal do vizinho, da esposa, enfim de ninguém. Se fizer isso, o entrevistador vai pensar que você poderá fazer o mesmo, caso contratado(a).
13. Na hora da entrevista:
* Evite se apresentar com óculos escuros, nem ficar distraído, evite fumar, evite fazer barulhos nem fique cantando, assobiando, estalando os dedos, mascando chicletes, mexendo, batucando na mesa do entrevistador(a) ou ainda batendo o pé, pois isso pode irritar o entrevistar e com isto atrapalhar a entrevista.
* Desligue o pager ou celular.
* Evite falar alto e rir
* Ficar passando a mão no cabelo, jogando-o de um lado para outro;
14. Não dar um(a) de galã ou sedutor(a), principalmente vocês mulheres.
15. Evite discussões - sobre religião, política e futebol;
16. Não contar piadas, nem falar de coisas negativa;
17. Nunca beber bebida alcoólica no dia da entrevista;
18. Os parentes também são contatos que não devem ser esquecidos, principalmente os que trabalham. De Repente, eles podem ficar sabendo de algum emprego na empresa de um amigo, por exemplo.
19. Você teve um ótimo relacionamento com os seus ex-colegas de trabalho ou mesmo com os seus ex-patrões? Faça contato com eles. Você pode ficar sabendo de uma vaga e ganhar uma indicação.
20. É comum as pessoas terem vergonha de estar desempregadas. Mas isso não tem nada a ver. Não fique com medo de pedir ajuda. São nestes momentos de dificuldades que você vai descobrir que são os seus verdadeiros amigos.
21. Ficar sem trabalho não é sinal de doença. Por isso, não há motivos para se isolar em casa. A saída é ir para a rua e estar em todos os lugares.
22. A sua família e os seus amigos não tem culpa de você estar sem trabalho. Então, nada de descontar sua raiva neles.
23. A falta de trabalho não deve ser motivo para você se entregar á bebida, ao cigarro ou a qualquer um outro vicio. O ideal é continuar levando uma vida normal e com saúde para poder correr atrás de um novo emprego e sempre pedindo a Deus que não demore.
24. Se o anuncio de emprego pede para que o candidato se apresente à empresa num determinado dia e horário, não perca tempo. Você tem de ser a primeira pessoa a chegar lá.
25. Como o número de pessoas sem emprego no mundo é grande, não vai adiantar ficar reclamando o tempo todos que está demorando em chegar a sua chance. A paciência á alma do negocio e você precisa aprender a lidar com ela.
26. Quem está desempregado não pode perder oportunidades. De repente, enquanto aguarda na fila a sua vez para uma entrevista, pode ficar sabendo de uma vaga numa outra empresa.
27. Os parentes também são contatos que não devem ser esquecidos, principalmente os que trabalham. De repente, eles podem ficar sabendo de algum emprego na empresa de um amigo, por exemplo.
28. No dia da entrevista, você não pode se descuidar. Acorde cedo tome aquele banho gostoso. Lave bem os olhos, escove bem os dente (escove também a língua), pôr isso, é preciso ficar com os olhos bem aberto para não dar vexame. Escolha uma roupa adequada para ir em busca do seu trabalho. Apresente-se com roupas claras, tipo: azul, amarelo, branco, (dica: Uma gravitada pega muito bem), não precisa ser nada sofisticado.
29. O cabelo, barba, lábios e unhas, também são peças importantes na hora da entrevista. Não precisa criar um visual diferente, basta estar bem asseado.
30. Aperto de mão – aperte firme e segura a mão do entrevistador. Demonstre confiança em sua capacidade e experiência, buscando controlar sua natural ansiedade. Nada de aperto com a mão mole (frouxa), que parece lesma que ate o entrevistador ficará com nojo de você, mas também não quebre-lhe a mão, pelo amor de Deus.
31. O seu sucesso depende ainda da forma como vai se comportar no momento em que estiver na empresa. Nada de falar alto, exigir isso ou aquilo enquanto está na sala de espera, como pôr exemplo: quanto vou ganhar.
32. Outra coisa: deixe a timidez em casa. Ideal é passar a impressão de que é a pessoa certa para o cargo. Então, diante do entrevistador, mantenha a voz firme e procure falar da maneira mais correta possível.
33. Mostre que é uma pessoa educada. Quando for pedir alguma coisa, peça por favor e depois arremate com um muito obrigado e nunca esqueça as “palavras mágicas: Bom dia, Com licença, Por Favor, Muito obrigado, Volte sempre, Até logo, Senhor e Senhora”.
34. Coloque fé no seu taco. Se não acreditar que tem capacidade para assumir o cargo, quem é que vai fazer isso por você? Então, nada de passar insegurança.
35. Não se esqueça de levar sempre a caneta, lápis e borracha para as entrevistas. Atualmente, é muito comum o candidato(a) passar pôr vários testes antes ser contratado(a).
36. Em nenhum momento demonstre que está com pressa, não consultar o relógio, ou que seu tempo está estourado sem ser necessário ou ainda fazer comentários como: "Será que vai demorar para chegar a minha vez"?. Se saiu de casa para arrumar um bom trabalho, saiba que poderá passar o dia todo à disposição da empresa.
37. Não é porque passou por uma entrevista e vários testes que agora vai ficar em casa esperando ser chamado. O lance é você continuar na busca de um novo emprego.
38. Tá certo que ficar sem trabalho não é fácil, mas você não pode parar no tempo. Por isso, o importante é estar sempre pôr dentro de todas as novidades que surgirem sobre a sua profissão.
39. Além de responder a todas as perguntas do entrevistador, deixe claro que você precisa do emprego. Lógico que não vai contar a sua vida inteira para ele e as dificuldade que está passando,. Basta falar que pode se dar muito bem no cargo. Não implore ao entrevistador que lhe dê o emprego.
40. Não se esqueça também de que as empresas estão cada vez mais valorizando candidatos que têm conhecimento de informática e noções de alguma língua estrangeira. Tudo bem que estes cursos não são baratos, mas de repente você pode conseguir uma bolsa ou cortar os gastos desnecessários e colocar estas aulas nas suas despesas mensais.
41. Nunca trabalhou ou não tem experiência no cargo oferecido? Mostre que tem interesse e capacidade de aprender. Se for o caso, faça um curso que tem a ver com o emprego e o trabalho desejado. Falta dinheiro? Existem escolas e órgãos Estaduais e Federais que oferecem cursos gratuitos.
42. Já fez mil e uma entrevistas e ainda nada? Não desanime. Saiba que elas estão ajudando você a se aperfeiçoar. Com certeza, já notou que se comportou diferente de uma para outra, não é? Então, o negócio é continuar na busca do seu novo emprego.
43. E nunca esqueça você vai conseguir porque você tem capacidade e sobre tudo fé em Deus.
44. Para quem quer voltar ao mercado de trabalho você deve ter capacidade para relacionar-se com outras pessoas.
45. Buscar o auto-conhecimento e manter-se bem atualizado na área profissional.
46. Lembre-se – Você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa impressão.
47. Escute o entrevistador, deixe-o falar a vontade, até o fim sem interrompê-lo. Seja formal, porém amigável. Se necessário, questione, demonstrando interesse em aprender, crescer e aceitar desafios. Procure responder, sempre com honestidade e segurança.
48. Oriente-se sobre as políticas da empresa: horário, formas de promoção, políticas de cargos, salários, benefícios, etc.
49. Mentir – assim como você não pode pode mentir num curriculum, não minta também pessoalmente, não foge sua qualificações, não minta sobre sua experiência, não use referências falsas pela qual deixou o seu último emprego.
50. Carta de Apresentação – Cada vez mais uma carta a mão tem sido pedido das empresas, isto porque elas estão recorrendo a grafólogos para ajudá-las a ter uma idéia de sua personalidade.
* Não escreva em papel dos ursinhos carinhosos.
* Não use branquinho.
* Não faça uma letra ilegível.
* Não cometa erros de ortografia.
* Não escreva em letras de formas maiúsculas.
PARA AS MULHERES: Não se esqueça de que a primeira impressão sempre fica. Confie na sua capacidade profissional e tenha muito sucesso. Na hora da entrevista
Maquiagem e perfumes devem ser suave. Na dúvida, não use. O batom deve ser suave. Não esqueça um espelho, para o retoque habitual. Cuidado com os decotes e o comprimento das saias. Evite cabelo muito longos. Se não obtiver sucesso em algumas entrevistas, corte-os.
* Após todo este embelezamento - Não vá seduzir o entrevistador só para ganhar o emprego.
PARA OS HOMENS: Na hora da entrevista.
Descrição também é importante para os homens. As roupas devem estar de acordo com a função ou profissão. Traje social elegante, nas cores escuras, principalmente azul - marinho, é mais recomendável para executivos e administradores. Use, de preferência, sapatos de amarrar e bem engraxados, combinado com as meias, que devem ter cores sóbrias ou neutras. Não esqueça de barbear-se, aparar os cabelos, ter unhas e mão sempre limpadas. Evite barba, bigode e cavanhaque. Se não tiver sucesso em entrevistas, corte-os sem dó. Conquistado o emprego, avalie a possibilidade de voltar usa-lo novamente. Em outras funções apresente-se de calça jeans e camisa esporte muito bem passados, calçando sapatos ou tênis impecavelmente limpos.
ANTES DA ENTREVISTA - é sempre bom informar-se sobre a empresa e os produtos que ela fábrica ou comercializa, quem são os concorrentes, qual sua posição no mercado, etc. sempre que possível mostre ao entrevistador que você sabe coisas sobre a empresa. Isto mostra que você tomou o cuidado de pesquisar sobre a empresa e tem interesse pôr ela. É ponto negativo você naquele momento não saber nem o nome da empresa.
FALE APENAS O NECESSÁRIO - e deixe o entrevistador responder ou continuar o assunto.
SE O ENTREVISTADOR PERGUNTAR - Por que você acha importante aquela função, não seja tão sincero(a) a ponto de dizer: "Se não for selecionado, vou desistir de procurar emprego", ou "vou encontrar algo para fazer, nem que seja tomar conta de carro ou vender cerveja na porta de estádios".
AINDA QUE VOCÊ ESTEJA - com as forças se esgotando, não fale sobre isto como o entrevistador. Ele quer um colaborador com garra, não alguém que desista da luta diante dos primeiros obstáculos. Pense positivamente, e, se puder diga: Esta empresa deveria me contratar por que necessita de meus préstimo e eu ajudarei muito na solução dos problemas desse setor".
ELABOREI ALGUMAS PERGUNTAS - Que podem ser feita pelo entrevistador na hora da entrevista.
1. Quem é você? Fale-me sobre a sua vida profissional e familiar.
Resp... Seja objetivo(a) e fale o que for mais relevante.
2. Em quais empregos você teve boa performance?.
Resp... O entrevistador quer que você fale sobre seu trabalho, mostrando os resultados que obteve.
3. Por que deixou o último emprego?
Resp... Não jogue a culpa na empresa e nos superiores, se a culpa foi realmente deles, não mostre raiva, rancor ou ressentimento, nem se julgue injustiçado.
4. Quais são seus pontos fortes?
Resp... Saber reconhecer que tem pontos fortes e fracos é muito importante.
5. O que levou a concorrer esta vaga?
Resp... Cuidado para não dizer que pelo fato de estar desempregado está aceitando qualquer coisa, mesmo que seja verdade. Mostre que você tem um plano de desenvolvimento e profissional e realização pessoal.
6. O que você espera conseguir em nossa empresa?
Resp... Seja coerente com o que respondeu sobre porque se candidatou à vaga, e fale que trabalhar na empresa se ajusta aos seus objetivos.
ASSÉDIO SEXUAL: COMO ENFRENTAR O FATO
Gracejos, convites indecorosos, piadas machista, elogios ao corpo, promessas de promoção salarial ou ameaças de demissão. Toda sorte de chantagens para conseguir levar aquela funcionária gos-to-si-nha para debaixo dos lençóis agora pode virar caso de polícia, com boletim de ocorrência na delegacia e audiência no tribunal. Há muito tempo, entidades feministas e parlamentares engajados em causas sociais brigam para enquadrar quem tentar obter vantagens sexuais de seus subordinados. As mulheres, poucos postos de comando nas esferas públicas e privada, ainda são as maiores vítimas dessas ciladas do poder. E, na maioria das vezes, preferem calar a se expor e ter de agüentar comentários maldosos do tipo “Ah, mas você viu a oportunidade do decote que ela estava usando…” ou “Se aconteceu é porque ela provocou”. Mas o clima no congresso esteve favorável a elas. Como parte nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara dos Deputados colocou na pauta de votações um pacote de projetos sugeridos pela bancada feminina. Um deles, de autoria de Iara Bernardi (PT-SP), transforma assédio sexual em crime e estabelece pena de detenção de 1 a 2 anos. O projeto ainda deve ser apreciado pelo Senado, mas foi aprovado por consenso entre as lideranças da Câmara com apenas um voto contra.
A Redação final diz: Projeto de Lei No. 61 – A de 1999 (Da Deputada IARA BERNARI).
“Dispõe sobre o crime de assédio sexual e dá outra providencia”
- Art, 216-ª Diz: Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes a exercícios de emprego, cargo ou função.
- Pena: Detenção de 1(um) ano a 2(dois) anos.
- Parágrafo Único: Incorre na mesma pena quem cometer o crime:
I – Prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade;
II – Com abuso ou violação de dever inerente à oficio ou ministério.
O QUE FAZ A DIFERENÇA
Cantada – conversa cheia de lábia com o objetivo de sedução.
Paquera – olhar, observar ou tentar aproximação com alguém que se deseja namorar ou ter a aventura amorosa.
Importúnio – aborrecer, molestar alguém de igual posição social ou profissional com pedidos insistentes.
Assédio Sexual – chantagem com o objetivo de receber favores sexuais, prevalecendo-se o assediador da condição de superioridade ou poder. Ao contrário da cantada ou paquera, ele nunca é recíproco.
Abuso Sexual – estuprar ou violentar utilizando-se de força física.
COMO SE DEFENDER
1. Ao primeiro sinal de assédio, evite ficar sozinha ou sozinho com o superior.
2. Compartilhe o problema com os colegas. Eles poderão ajudar, ficando por perto nos momentos de risco, e servirão futuramente de testemunha.
3. Reúna todo o tipo de provas. Bilhetes, cartas, e-mail, presentes, gravações de conversa ao telefone serão necessários para condenar o assediador.
4. Encaminhe o caso ao sindicato. Uma instituição organizada acostumada a lidar com abusos no ambiente de trabalho contribuirá com esclarecimentos e apoio jurídico. Mulheres podem recorrer a grupos feministas.
5. Vá à delegacia da mulher ou uma delegacia comum e faça um boletim de ocorrência para que o caso seja encaminhado ao Ministério Público e se transforme em um processo judicial.
A RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS
Explique a lei aos funcionários de forma clara, dê exemplos concretos para definir o comportamento proibido.
Crie meios para formalizar denúncias.
Comunique a todos que as reclamações recebidas vão implicar investigação. Ressalte as penalidades que podem ser aplicadas: desde a demissão até multa e detenção.
Proíba qualquer vingança contra os assediados e, principalmente, crie condições para monitorar as situações que envolvam o superior imediato do funcionário molestado.
Treine supervisores e gerente para aconselhamentos, promoção de palestra, discussões e criação de um ambiente de trabalho positivo e livre de assédios.
COMO SE LIVRAR DO ASSÉDIO SEXUAL E CONTINUAR SUBINDO NA CARREIRA, DENTRO DA MESMA EMPRESA.
Ihhh!!! Pintou um clima ruim. Já há algum tempo você vem observando uma atenção especial do chefe (ou da chefa) com seu trabalho. Uns olhares suspeitos que se prolongam mais do que o normal. Pode ser paixão verdadeira. Mas também pode ser assédio sexual. De qualquer forma, você precisa saber lidar com a situação sem colocar a carreira em perigo. Como fazer isso? Preste atenção aos nossos conselhos:
1. Um convite para jantar - pode ter os mais variados propósitos. Quem melhor conhece esses motivos depois do anfitrião é o(a) convidado(a). Ligue as suas antenas, procure intuir do que se trata. Se for por uma razão profissional, vá sem medo. Se for uma cantada, avalie seus interesses. Lembre-se: cantada não é assédio sexual. Mas se for chantagem ("jante comigo para discutirmos sua promoção"), é melhor correr. Antes deixe claro que não aprova o comportamento dele(a).
2. É sempre difícil repreender um olhar do chefe. Ele pode dizer que foi mal interpretado e ai você fica com cara de tacho. Se ele deu aquele olhar matador, ignore-o. "Pratica de maneira convicta e progressiva, a indiferença geralmente dá certo".
3. O tratamento diferenciado - é o mais sério dos problemas envolvendo (ou não) assédio sexual. E também o mais difícil de ser contornado. Mas lembre-se: o que distingue assédio da sedução é a presença da chantagem. Você pode estar sendo tratado(a) diferente por três motivos. Você é um talento raro e o chefe reconhece isso. O chefe está a fim de um romance sério. Ou o chefe, esse abusado, mau caráter, quer usar o poder que tem para obter favores sexuais. Não entre na terceira hipótese; não desperdice a primeira; e avalie, se lhe interessa, a segunda. Uma grande parcela das amizades, namoros e casamentos têm inicio no trabalho. Mas se você perceber que há tentativa de assédio espere por uma frase comprometedora e, em seguida, repita a mesma ladainha: eu gostaria de reafirmar ao senhor(a) que não gosto, odeio, repudio, estou cheia(o) da sua conduta. Depois, volte para a mesa e reze.
4. A situação pode ser inversa: você está realmente apaixonado(a) pela(o) sua (seu) subordinado(o), mas teme ser acusado(a) de assédio. Não reprima seus sentimentos. Dê vazão a eles, recomenda Myster Jonhson. Mas faça as coisas ás claras. Vá logo dizendo aos colegas que alguém da empresa está balançando seu coração. Pese os prós e os contras. Parta para um romance sadio - se ela(e) o quiser, claro. Mas não confunda romance com favorecimento á pessoa amada. No serviço, trate-a(o) como a todo mundo. Nada de "meu anjo". "meu bem", querida, meu amor, etc, na frente dos outros. Pega mal. Mas nada impede que ela(e) seja seu bilu-bilu, fora do trabalho.
5. Você já tentou de tudo - e o(a) chefe continua assediando? A saída pode ser uma conversinha com o superior dele(a). Mas cuidado. Aborde-o de maneira bem pragmática. Pergunte se a empresa já considerou aprovar algumas normas de convenção ao assédio sexual. Não acuse ninguém, mas deixe escapar que está sentindo assediada(o), e proponha imediatamente sugestões, volte para o seu canto. Se nada for feito, vá ao chefe do chefe de novo. Então, identifique abertamente o assediador.
6. Não comece a desconfiar - de todos os que dispensam atenção especial a você. É preciso separar as coisas. Assédio é chantagem, extorsão, abuso de poder. Amizade não tem nada a ver com isso. Amigos têm prazer em desfrutar da companhia um do outro sem exigências, sem recompensas.
COMO CONSERVAR O SEU EMPREGO
Veja algumas atitudes que podem ajudar você a se dar bem no seu novo emprego.
Buscar um novo emprego não é fácil, mas quando você conseguir um trabalho, faça tudo para se dar bem e chegar ao sucesso. Não sabe? Então vejamos como:
1. Em primeiro lugar seja humilde, simpático com todas as pessoas. Seu cargo pode ser importante na empresa, mas lembre-se: para os outros funcionários, você é apenas um estranho no ninho (um desconhecido);
2. Cumprimente todos sem fazer diferença porque suas atitudes estão sendo observadas. Agir educadamente é o mais correto;
3. Seja um bom ouvinte e esteja atento às orientações;
4. Decore os nomes das pessoas. Todos gostam de ser lembrados durante uma conversa ou um encontro, nada de usar Ei!!!, Psiu!!!, o cara, ô meu, enfim.
5. Nunca esqueça as palavras mágicas, que são Bom dia, boa tarde, boa noite, Com licença, pôr favor, muito obrigado, até logo, volte sempre, senhor, senhora.
6. Procure ser um bom observador, dessa forma é mais fácil identificar as pessoas certas para fazer perguntas sobre o funcionamento da empresa;
7. Se as pessoa trabalham com roupas mais esportivas, evite se vestir de maneira muito clássica;
8. Evite ficar se justificando o tempo todo. Isso é cansativo. Para solucionar suas principais dúvidas, monte uma lista.
9. Não se envergonhe de pergunta duas vezes a mesma coisa. É melhor estar seguro a cometer um erro grave, agindo sem consultar alguém mais experiente;
10. Fuja das perguntas sobre a empresa e ex - funcionários. Os outros podem achar que você está bisbilhotando ou querendo saber demais antes da hora.
11. Evite cometer falcatruas, isto pode gerar uma JUSTA CAUSA e até o constrangimento e envolvimento policial.
12. Procure não falar demais sobre os seus conhecimentos e qualidades. Isso pode parecer exibicionismo;
13. Convide seus colegas para almoçar pague a conta. Da mesma forma, aceite convites para almoçar no próprio restaurante da empresa, mesmo que a comida não seja sua preferida.
14. Durante os almoços, fale sobre sua dificuldades e sua dúvidas, em relação ao seu novo emprego. Os colegas vão se sentir lisonjeados pôr poder ajudá-lo;
15. Participe das listas de casamento, aniversário, nascimento e amigo secreto, mesmo que ainda não conheça as pessoas. Demonstre que seja fazer parte do grupo.
16. Aprenda bem as tarefas - Seja uma pessoa esforçada e aprenda tudo o que puder sobre o seu novo emprego. Veja o que tem de fazer no trabalho, e procure fazer o trabalho bem feito, faça de tudo para chegar onde o seu chefe espera de você. Quando alguma coisa não ficar muito clara, não tenha vergonha de perguntar novamente. Lembre-se: é melhor pedir perdão do que permissão. Eis um mandamento que os empreendedores em geral seguem a risca.
17. Melhore seu modo de trabalhar - Depois de saber bem o serviço, o próximo passo é se aperfeiçoar. Procure fazer novos cursos e tente saber mais sobre as novidades que o mercado oferece. Com isso, você traz idéias novas para a empresa e, certamente, terá o reconhecimento de todos.
18. Não faça corpo mole - Nada de ter preguiça de trabalhar. Quando alguém pedir uma força em algum serviço, não negue ajuda. Nem diga que está sem tempo. Esteja sempre à disposição para ajudar, pois isto só vai contar pontos a seu favor e aumentar as suas chances de promoção. E claro, saiba a diferença entre dar uma força ao seu colega e quando ele está abusando de você.
19. Esteja pronto para fazer qualquer trabalho necessário dentro da empresa, para que sua idéia der certo. Se tiver de varrer o chão, faça-o, porque muitas vezes, ninguém nos dá apoio quando fazemos algo novo. Ou, o que é pior, enfrentamos muita resistência.
20. Monte uma equipe. Você precisa vender bem sua idéia para deixá-la entusiasmada(o). E não deixe de ouvir as idéias dos seus novos colegas de trabalho.
21. Além do cargo - Para se dar bem no novo trabalho, seja eficiente e procure ter criatividade em tudo o que fizer. Tá certo que a sua contratação ocorreu porque você tem competência para assumir o cargo. Mas não custa dar o melhor de si e fazer o possível para se sair bem no serviço.
22. De bem com o chefe - Nos primeiro contatos com o chefe, demonstre que é uma pessoa agradável e amiga. Mas nada de querer parecer muito familiar. Veja como os outro funcionários tratam o seu chefe e haja da mesma maneira. Tenha respeito e faça corretamente o seu trabalho, que tudo correrá bem. Portanto faça-o trabalho bem feito.
23. Seja uma pessoa discreta - Isso inclui a roupa que veste para ir trabalhar e o tom de voz que usa para se comunicar com os outros. Se trabalha em alguma atividade que exija esforço físico, use peças mais simples. Se tiver de representar a empresa em outros locais, procure saber qual é o traje adequado. Tome cuidado também com a sua linguagem e não fale de hipótese nenhum palavrão, gírias. As pessoas vão julgar você pelo seu jeito de ser e pela aparência.
24. Tempo de adaptação - Geralmente o primeiro mês num novo serviço é o mais complicado. Pôr isso, não fique criticando o seu próprio desempenho. Dê um tempo para se adaptar ao ritmo da empresa. Todos (o seu chefe e os seus colegas de trabalho) vão entender que você está começando e ainda é cedo para conseguir ter conhecimento e rapidez suficientes.
25. Seja um bom "aluno". Pratique o que aprender e mostre a seu orientador que você esta interessado
26. Controle a ansiedade, Ter domínio sobre o que você faz pode levar algum tempo.
PERCORREMOS, juntos alguns conceitos e técnicas fundamentais que o ajudarão a compreender pôr que os métodos mais comuns utilizados hoje para conseguir um emprego não funcionam. Também analisamos com esta palestra as concepções equivocadas que podem ter efeito você perder tempo anteriormente.
Não espero que você mude sua forma de pensar sobre como conseguir um emprego simplesmente porque estou dizendo que deveria.
* A maioria das pessoas não sabe certas coisas sobre como procurar um bom emprego e participar de uma entrevista porque não tem essa atividade como profissão.
* Uma entrevista não se destina, a saber, onde você acha que vai estar daqui a cinco anos. Não significa responder a perguntas ou obter uma oferta. A entrevista trata do emprego.
Um recado, as empresas estão em busca de profissionais Polivalentes, Resumindo eles estão em busca de Profissionais com talento, que pensem.
- Você que só tem o 1º Grau, Procure Urgentemente conclui-lo e faça pelo menos o 2º Grau.
- Faça Informática, Faça um curso de Inglês, Francês.