14/04/2008

Índios farão o Teste Rápido para Diagnóstico de Aids (14/04/2008)

Índios farão o Teste Rápido para Diagnóstico de Aids (14/04/2008)


Os médicos e enfermeiros da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - que atendem à população indígena do estado do Rio de Janeiro - estão participando, até sexta-feira, no posto de saúde da aldeia de Paraty Mirim, de uma oficinade capacitação organizada pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde e Defesa Civil (Sesdec).

Na oficina, aprendem a utilizar o teste rápido para diagnóstico da HIV e a fazer o aconselhamento desta população no pré e no pós-teste. São oito profissionais de saúde: seis do posto de Paraty Mirim e dois do Pólo Base de Nongaguá, em São Paulo.

Segundo Alexandre Chieppe, coordenador do Programa de DST/Aids e Hepatites da Sesdec, o resultado do teste sai, em média, em 30 minutos:

- Além da rapidez, a vantagem é que o método está ao alcance do profissional de saúde.

Alexandre lembra também que, em todo o país, o diagnóstico da Aids aponta mortalidade alta para casos recém-diagnosticados, porque estes já chegam com o quadro avançado da doença. A atividade integra o conjunto de ações que buscam ampliar e qualificar o diagnóstico da infecção pelo HIV no estado.

- Esta estratégia visa a reverter esta situação. A prioridade é a população mais distante, como a indígena - diz Chieppe.

O teste foi aprovado pela Portaria nº 34, de 2005. Os treinamentos acontecem no Rio desde 2006 e, de lá para cá, foram capacitados cerca de 85 profissionais. Esse é o primeiro treinamento com os profissionais de saúde da Funasa. Depois de treinados, os médicos receberão mensalmente o kit do Teste Rápido Diagnóstico.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro