16/04/2008

PROGRAMA ESTADUAL DE DST/AIDS DE SP COMEMORA 10 ANOS DE LEI DE REDUÇÃO DE DANOS NA PRÓXIMA SEMANA
6/3/2008 - 15h30

A Coordenação Estadual de DST/Aids do Estado de São Paulo realizará no dia 13 de março, das 11h às 16h, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000, Sala Jardel Filho, São Paulo), um evento para marcar os 10 anos de aprovação da Lei. 42.927/98 que regulamenta as ações de redução de danos entre usuários de drogas injetáveis no Estado de São Paulo. O evento faz parte das efemérides dos 25 anos do Programa Estadual de DST/AIDS, comemorado este ano. A iniciativa tem por objetivo fazer uma retrospectiva das ações e os antecedentes da formulação da lei de redução de danos no Estado de São Paulo e seus personagens históricos, bem como a contribuição para outros Estados brasileiros.

A política de redução de danos visa diminuir os agravos à saúde decorrente de uso de drogas em geral. O princípio fundamental dessa política é o respeito à liberdade de escolha, uma forma concreta de lidar com as reais possibilidades de intervenções para promoção da saúde, diante da inevitabilidade do consumo de substâncias. No âmbito da assistência é uma ferramenta valiosa para aumentar o vínculo com o serviço, diminuir as conseqüências diretas e indiretas do uso das drogas, por meio da identificação e minimização das complicações clínicas, sociais e psíquicas, facilitar a ressocialização e reorganização da vida, identificar e encaminhar as demandas de atendimento especializado, realizar a prevenção da transmissão intravenosa do HIV e de outras doenças transmissíveis por via sangüínea, incentiva a redução e a prevenção do uso abusivo, por meio de aconselhamento para uso mais seguro.

Atualmente, as ações Redução de Danos sob a ótica da Prevenção as DST/HIV/Aids estão contemplados em 30 municípios do Estado de São Paulo, em parceria com Programas Municipais DST/Aids e organizações da sociedade civil. As intervenções em campo são realizadas por meio de agentes de saúde (redutores de danos), com distribuição de materiais educativos e informativos elaborados pela Coordenação Estadual e pelos Programas de Redução de Danos em âmbito local. Entre 2005 e 2007, foram distribuídos em ações de RD: 374 mil seringas completas, 232 mil água para diluição, 247 mil copos, 326 mil saches para assepsia, 100mil estojos e 450 mil entre os três modelos de folhetos. A Gerência de Prevenção da Coordenação Estadual DST/Aids realiza capacitações e monitoramento das ações, garantindo assim formação técnica e uniformização das atividades.

Para participar deste evento não é necessário inscrição, basta comparecer na data, horário e local indicado.

Programação:

11h -12h
Café e Recepção

12h -12h30
Mesa de abertura

12h30 - 13h30
Mesa
Tarcisio Andrade (Univ. Fed. Bahia)
Dep. Paulo Teixeira (Dep. Federal)
Caio Westin (CRT DST/Aids, PE DST/Aids)
Ivo Brito (PN DST/Aids, MS)

13h30 - 15h00
Homenagem aos Protagonistas
da Redução de Danos

15h00 - 15h30
Pocket show do Edivaldo Santana

16h
Coquetel

Fonte: Programa Estadual de DST/Aids de SP