Brasil sediará 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Evento será realizado no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de novembro, e deve reunir mais de três mil pessoas dos cinco continentes, sendo 300 adolescentes
BRASÍLIA - O Brasil sediará o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de novembro, e deve reunir mais de três mil pessoas dos cinco continentes, sendo 300 adolescentes. O Congresso, entretanto, será lançado na semana do 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e da Exploração Sexual Infanto-juvenil - no Rio de Janeiro, com a presença da primeira dama, Mariza Letícia, que será presidente de honra do evento. “O Congresso é articulador e produtor de conhecimentos. Apesar de não ter caráter deliberativo ou consultivo, dele saem importantes recomendações, como de que forma os países irão enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica a subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH/PR, Carmen Oliveira. Segundo ela, a própria escolha do Brasil para sediar o evento demonstra o reconhecimento dos avanços das estratégias adotadas no país e que se constituem, hoje, referência não apenas no âmbito do Mercosul, como na cooperação ibero-americana.
Na opinião do representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) de Nova York, Abubacar Sultan, as experiências brasileiras na área de Direitos Humanos de crianças e adolescentes são fundamentais para outros países do mundo, e “a Unicef quer apoiar o papel do Brasil e fortalecer a relação, como forma de colocar o evento na agenda internacional”, afirma.
Para a representante do Ecpat Internacional, Carmen Madriñán, o Congresso trará uma grande movimentação de proteção de crianças, movimento ao qual o Brasil está muito integrado. “Exploração de crianças é um crime. As redes criminosas são muito grandes. Se não trabalharmos em conjunto com toda a sociedade, não vamos ter êxito. Vamos chamar o mundo a ser mais”, defende.
O 3º Congresso voltará o mundo para os debates realizados por adolescentes e adultos, representantes da sociedade civil e de governos de todo o mundo sobre exploração sexual de crianças e adolescentes – um tema que ganha espaço nos debates, especialmente entre defensores dos Direitos Humanos. O Rio de Janeiro é a cidade considerada pelo Comitê Organizador Central do evento como a que possui a melhor estrutura para receber o público esperado.
Entre os objetivos do Congresso está a facilitação do intercâmbio para trocas de tecnologias de enfrentamento ao problema. Para o Brasil, pode-se esperar o fortalecimento do diálogo entre Governo e sociedade civil organizada, bem como a maior visibilidade da política nacional junto a outros países e organizações internacionais participantes.
Este blog foi criado para intercambiar minhas relações profissionais. Pouco coisa será postada de cunho pessoal, reserva-se a acompanhar as relevâncias socias em diveros níveis, com conteúdos de raça, credo, gênero, políticas públicas, violência, com recorte especial as questões voltadas para área da saúde. Os assuntos postados com certeza vão servir de um banco de dados para mim, quanto para aqueles e aquelas que buscam informações nesta área.