01/04/2008

OFICINA PARA TURMA DA CRISMA NO ANIL/SÃO LUIS-MA




















A convite do Marcelo, catequista da paróquia do Anil, facilitei uma oficina no dia 30(domingo) de março/2008, no horário de 8hs às 17hs30, sobre Espiritualidade,HIV/Aids e questão de Gênero no Contexto Social.

A priori nem podemos falar sobre oficina e sim sobre seminário, pois o publico chegava a casa do 50 jovens precisamente, e as dinâmicas pensadas e utilizadas foram de Seminário mesmo. O certo é que é possível sim se fazer bons trabalhos ainda que quase não se tenha recursos, insumos. Mas desde que se tenha boa vontade, articulação e seja desprovido de vaidades pessoais.

O saldo do evento não podia ser outro. Positivo. Positivo para quem teve a idéia do evento em comunhão com todas as pessoas que ajudaram a somar, comungar na realização no sucesso do evento. E segundo os relatos feitos pelos jovens foi para eles também muito positivo. Tão felizes ficaram com a iniciativa que mais de 98% das propostas deles eram para que tenha outros encontros dessa natureza.

Algumas considerações foram feitas pelos jovens, tipo que deveriam haver mais integração e participação do mesmos. Porém caro jovem é assim mesmo. Era uma turma muito grande e não com praticas, costumes desse exercício, o assunto requerer cautela, e ao mesmo tempo certa exposição. Então jovens não se preocupe por que considerei bastante relevante o encontro. Tenho certeza que outros vocês vão esta mais participativos, integrados. Outra coisa que levo em consideração é que vocês não puderam opinar em sua totalidade, pois quando solicitei o preenchimento do formulário foi logo após o almoço, tendo ainda meio encontro pela frente. Mas fiquei preocupado com a dispersão, pois logo após meu encerramento havia o grupo de música e ai é claro que vocês não iam preencher coisa alguma. E para mim sempre faço esta cobranças de avaliação no termino de cada encontro. Mesmo que vocês fossem dizer que não tinha gostado. Porém deixei na total liberdade tanto que nem sei quem foi os autores, não solicitei identificação.
Como consideração desejo sucesso a esta iniciativa e a todos que dela fizeram um marco na historia da crisma do Anil.
Grato pelas considerações que fizeram acerca da palestra.e vejam algumas fotos no blog.
Até a próxima
Paz e Bem
Patrício
São Luís, 01 de abril de 2008