08/02/2008

I FESTIVAL DE INTERNACIONAL DE HUMOR EM DST/AIDS



Inaugurado em outubro, o I Festival Internacional de Humor em DST e Aids, foi prorrogado até 28 de fevereiro de 2008. Estarão expostos no Museu da Vida/COC/Fiocruz os trabalhos finalistas da edição original do Festival, realizado em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST/Aids e do Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag). Entre os cartunistas selecionados encontram-se representantes de países como Croácia, China, Espanha, Coréia do Sul e Cuba.
A utilização da linguagem do cartum visa fortalecer as ações em relação à doença, no sentido de levar a vários pontos do país a reflexão e conscientização da sociedade para o tema de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aids, por meio de uma exposição itinerante.
O desenho muitas vezes dispensa o acompanhamento de um texto e assim, através dos traços e expressão dos personagens, a mensagem pode ser passada para qualquer pessoa, independente da nacionalidade e escolaridade.
Para a primeira edição do Festival foram escolhidos temas que falam do acesso ao tratamento, dos direitos das pessoas que vivem com o HIV e da prevenção.
Paralela à exposição, durante seu período no Museu da Vida, está prevista uma programação de atividades lúdico-educativas, como exibição de vídeos sobre sexualidade e DSTs e jogos didáticos. Uma versão virtual da exposição pode ser acessada pelo endereço: http://www.ccs.saude.gov.br/ .
Os premiados foram selecionados entre cerca de 1.500 trabalhos enviados por 50 países sobre os três temas propostos pela organização do I Festival Internacional de Humor em DST e AIDS. Suas imagens farão parte de futuras campanhas de prevenção do Programa Nacional de DST/AIDS.
Local: Sala de Exposição do Museu da Vida/Fiocruz
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Período: de 9 de outubro de 2007 a 28 de fevereiro de novembro de 2008
Horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.
Tel: (21) 3865-2190