25/02/2008

GESTÃO


Gestão

21/02/08

Coordenadores de DST e aids dos 26 estados e do DF se reúnem em Brasília

Os coordenadores de DST e aids dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidos nesta quinta-feira (21/2), em Brasília, para discutir o enfrentamento da epidemia no atual contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro também tem o objetivo de consolidar a temática DST/aids nas três esferas de governo e promover articulações entre instâncias de gestão e o controle social.

A diretora do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), Mariângela Simão, conduz os trabalhos, com a apresentação de dois painéis: um, pela manhã, sobre a atual conjuntura da epidemia no Brasil; o outro, pela tarde, sobre alianças estratégicas. Após essas discussões, haverá debates em subgrupos e plenária para deliberações. Essa nova sistemática permitirá maior compartilhamento de experiências, dificuldades e estratégias vivenciadas nos estados, colaborando para subsidiar a formulação de propostas e compromissos a serem firmados entre os participantes.

“Considerando o atual contexto do SUS, com o Pacto pela Saúde 2008, a as diretrizes e prioridades definidas pelo Programa Nacional, torna-se necessário constituir um espaço para identificar os principais desafios dos programas locais de DST e Aids, tanto no nível interno das secretarias de saúde como na relação com outras instâncias de governo e organizações da sociedade civil”, avalia Mariângela Simão.

A reunião, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de atender às solicitações das Coordenações Estaduais de DST e Aids para maior articulação com o gestor federal. Esse mecanismo proporciona o aprimoramento da gestão dos programas locais de prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância das DST e do HIV/Aids – executadas, principalmente, pelos municípios.

A abertura do encontro aconteceu na noite de quarta-feira (20/2) e teve a participação do representante do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (CONASS), Nereu Henrique Mansano. Na abertura, Mariângela Simão apresentou dados do relatório “UNGASS: Resposta Brasileira à Epidemia de Aids 2005-2007”, divulgado na última semana. Saiba mais sobre o relatório no site www.aids.gov.br

Programa Nacional de DST e Aids
Assessoria de Imprensa
Telefones: (61) 3448-8100/8106/8088
E-mail:
imprensa@aids.gov.br