17/02/2008

Atividades físicas no tratamento da dependência química

Atividades físicas no tratamento da dependência química


A dependência química, como sabemos, é uma doença de fatores bio-psico-social e relacionadas ao seu tratamento existem medicações (naturais e alopáticas), terapias e outros tipos de atividades como os esportes, exercícios físicos e as atividades físicas em geral têm um valor evidente no processo.

A bibliografia existente mostra que a participação em várias formas de atividade física está associada com a saúde mental positiva e com a melhora da qualidade de vida. Com isso, os profissionais da área da saúde indicam a prática regular de algum tipo de atividade física para pessoas de todas as idades para a preservação e recuperação de uma qualidade de vida aceitável. Nesse ponto é que entra o tratamento da dependência química em que além da atividade física é sempre necessário o bem estar psicológico, a satisfação social e o conforto espiritual. Os pacientes que estão em Clínicas de tratamento da dependência de álcool e drogas devem receber acompanhamento médico, psicológico e esportivo.




A questão do esporte é necessária, pois auxilia a “limpeza” ou desintoxicação do organismo, primeiro ato do tratamento da doença. Existem inúmeras pesquisas e livros que mostram que o esporte e as atividades físicas contribuem para a melhoria do quadro da doença e a qualidade de vida de pessoas em tratamento da dependência de drogas e álcool. De acordo com o artigo “Neuroadaptação: uma proposta alternativa de atividades físicas para usuários de drogas em recuperação” as drogas psicotrópicas provocam basicamente estimulação, depressão e/ou perturbações das funções do Sistema Nervoso o que acarreta outras alterações funcionais no organismo, enquanto que a prática do exercício físico desencadeia diversas adaptações metabólicas, endócrinas e neurohumorais que, em conjunto, exercem influência positiva nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais.


De acordo com José Valdir Barbanti em seu livro - Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde -, os atributos ligados qualidade de vida e a saúde devem incluir o bem estar ou capacidade de funcionamento razoável das funções físicas, mentais, intelectuais, emocionais, disposição para participar em eventos sociais, na família, trabalho ou na comunidade. Como o esporte ajuda na qualidade de vida e os dependentes químicos necessitam de uma vida saudável, social e regrada, fica evidente que os esportes e as atividades físicas podem ajudar neste processo difícil e trabalhoso.


Existem locais destinados ao tratamento da dependência química de drogas e álcool onde não são utilizadas todas as ferramentas possíveis ou por não achar necessário ou por não possuir material humano com bagagem e capacidade para exercer tal função. Uma pessoa dependente ou com um membro da família com a dependência química deve sempre procurar por centros terapêuticos que prezam por um tratamento completo, baseado no respeito ao paciente, aos princípios éticos que são necessários nesse tipo de situação e com registros da clínica e de seus profissionais.


É importante ressaltar que o profissional de educação física deve elaborar exercícios específicos às necessidades biológicas do paciente dependente.