07/02/2008

Folia e Prevenção com Jovens na Baixada Maranhese















































































O Movimento de Redução de Danos do Maranhão pegano Carona na folia momesca, embalado pela juventude na luta contra aids e na feminização da epidemia. Mesmo em kms de distância da grande São luís, em um lugar que nunca ouviu falar em Redução de Danos, tão pouco tenha alguma ação, mesmo que seja um dos Munícipios prioritários pela política de incentivo. Este municipio da baixada Maranhese faz suas conferências de saúde e de Aids. Porém com precarização absurda em serviços e na referências do mesmo.
Pois bem estes jovens foram brincar o carnaval em Cajapió /Maranhão e levaram a missão de antes de cair na folia entregar folderes informativos sobre Dst/Aids tanto da Esfera Estadual, quanto da Capital, São Luís. Bem como dá dicas de uso correto interfaçes entre Dst/Aids e Drogas ou outras informações que us foliões desejarem saber, conquistar outros jovens e trabalharem a questão da feminização da Aids entre as adolescentes. Entre os jovens que levaram essa missão foram: Marcinho, Flavinho e Marcelo vestidos coma camisa Blocão da Juventude distribuida pela Secretaria de Saúde do Estado. As parcerias femininas conquistadas foram: Gisele, Mônica, Aninha e Josilene. Parabéns turma jovem consciente na luta contra as dst/hiv/aids e hepatites virais. Cajapió

HistóricoO atual município de Cajapió foi elevado à categoria de vila pela Lei Provincial Nº 1378 , de 11 de meio de 1876, tendo seu território resultado do desmembramento do antigo município de São Bento dos Perizes. Segundo a tradição, antes disso, suas terras já haviam sido percorridas pelos frades da Ordem de São Francisco, seguindo-se a eles colonos portugueses e imigrantes italianos, seus primeiros povoadores. Através da Lei Nº 1139, de 10 de abril de 1924, foi transformada em município, condição que perderia pela edição do Decreto Nº 241, de 9 de janeiro de 1932, tornando-se distrito do município de São Vicente de Férrer. Logrou, entretanto, pelo Decreto Nº 855, de 19 de junho de 1935, recuperar sua independência, mantendo-a sem alterações até hoje.
O texto em azul é da FAMEM http://www.famem.org.br/

. Variáveis externas
Grande região geográfica
Nordeste
UF
MA
Grande bacia hidrográfica
Bacias Costeiras do Nordeste Ocidental
População estimada em 2004
10484
Faixa de população
De 5.001 até 20.000 hab.
Ano de instalação do município
1939
Nome do município
Cajapió
Fonte: IBGE, Perfil dos Municípios Brasileiros - Gestão Pública 2004

Alguma fotos de mostram a descrição da ação e a contretização da mesma.
Por Patricio Barros
Agente redutor de danos, São Luís Maranhão