12/02/2008

I Encontro de CAPS do Recife

I Encontro de CAPS do Recife

Apresentação
O I ENCONTRO DE CAPS DO RECIFE, será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco nos dias 02, 03 e 04 de abril de 2008, com o tema geral “O Cuidado Cotidiano no Caps: desafios e possibilidades”.

Os eixos temáticos que nortearão as atividades científicas exploram aspectos dessa realidade como: projeto terapêutico individual, saúde mental na atenção básica, redução de danos, diagnóstico, dentre outros.

Neste Encontro vamos ouvir e falar. Vamos nos encontrar e nos conhecer, saber o que se passa, rever o rumo dos nossos passos, marcar novos encontros, fazer acontecer.

Esperamos todos.

Gerência de Atenção à Saúde Mental/Gerência de Redução de Danos do Recife

Normas para inscrição de trabalhos

• O resumo deve incluir título, autor, instituição, endereço e conteúdo. O conteúdo (introdução, objetivos, método, resultados e conclusão) não deve exceder 2.400 caracteres. Utilizar fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaço simples, papel A4, margens de 3cm (direita, esquerda, acima e abaixo). O resumo deve ter apenas uma página, sem utilização de nenhum gráfico ou tabela.

• O título deve vir em maiúscula e negrito, seguido do nome(s) do(s) autor (es) e da(s) instituição(ões) a(s) qual(is) pertence(m).

• O resumo deve estar abaixo do cabeçalho, ser claro, objetivo, coerente e conciso, oferecer informações essenciais em seus diferentes tópicos (introdução, objetivos, método, resultados e conclusão), de forma compreensível, excluindo qualquer conhecimento prévio sobre o assunto mencionado.

· Ao final do resumo deve, em um novo parágrafo, informar o eixo temático, de acordo com a listagem publicada aqui.
· Resultado da aprovação e modalidade de apresentação dos trabalhos a partir do dia 14 de março de 2008.
· Os autores dos trabalhos selecionados terão até dia 28 de março para envio do resumo ampliado de 03 a 06 páginas, com espaçamento 1,5 e margem inferior e esquerda 3cm e superior e direita 3cm e deverá conter as seguintes orientações:
1. Introdução: Apresenta o assunto a ser tratado de forma breve e objetiva, fornecendo informações sobre a natureza, a importância do problema e suas limitações. Indica a finalidade e os objetivos do trabalho, referindo-se aos tópicos principais do texto explicitando o roteiro ou a ordem de exposição.
2. Justificativa: trata da relevância, da importância da problemática e que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema poderão surgir a partir da realização de tal pesquisa.
3. Fundamentação teórica: é o levantamento da literatura correspondente ao assunto já publicado, situando a sua evolução na referida área. Serve de base para a investigação do trabalho proposto.
4. Metodologia: explicita o desenho metodológico, ou seja, a descrição precisa da maneira pela qual os objetivos propostos foram alcançados. Descreve os materiais, equipamentos e métodos utilizados, sendo estes os elementos principais para o sucesso da pesquisa, visando possibilitar a repetição do experimento por outra pessoa com a mesma precisão.
5. Resultados e discussão: procura-se estabelecer as relações entre causa e efeito, princípios básicos e generalizações, a partir de experimentos estabelecidos, elucidar exceções, contradições, modificações, teorias e princípios relativos ao trabalho, indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, assim como suas limitações, sugerir novas pesquisas, tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento da pesquisa visando sua continuidade.
6. Considerações finais: é a recapitulação dos resultados obtidos e deve estar fundamentada em dados comprovados. Encontra-se intimamente relacionada com a proposição do trabalho.
· O resumo ampliado será publicado na íntegra no CD que será entregue durante o evento

Critérios para seleção
Além dos requisitos acima, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:
• O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema do encontro.
• O conteúdo deve apresentar coerência metodológica.
• Deve haver encadeamento lógico entre introdução, justificativa, métodos, resultados e conclusões.
• A apresentação em forma de pôster ou apresentação oral será uma decisão da Comissão Científica, de acordo com a relevância do tema.
• No rodapé da página, deve ser adicionado nome e e-mail do autor que apresentará o trabalho.
• Serão aceitos no máximo 3 trabalhos por participante, como autor principal. Não há limite para trabalhos em co-autoria.
• Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois não serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado.
Importante: Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
• O certificado emitido será endereçado apenas ao apresentador do trabalho. Entretanto, o nome do(s) co-autor (es) será listado no mesmo. A apresentação será agendada em data e hora previamente definidas pela Comissão Científica.
• Pôsteres: os Trabalhos apresentados como pôsteres serão afixados em placas rígidas de plástico branco, em dimensão de 220cm de altura e 100cm de largura. As dimensões recomendadas para o pôster são 96 centímetros de largura e 1 metro de altura, em formato vertical.
· Comunicação Oral: os trabalhos aprovados nesta modalidade serão distribuídos em sessões temáticas, com o tempo de apresentação de 10 minutos, acrescidos de 05 minutos de argüição.
Prazo para envio dos resumos: 25 de fevereiro de 2008, para o e-mail: inscricaotrabalhosencontrocaps@gmail.com

OBS: Cada trabalho deverá ser enviado em 2 arquivos:
1º - com todas essas instruções descritas neste documento.
2º - apenas com o eixo temático, título e o conteúdo do trabalho (introdução, introdução, objetivos, método, resultados e conclusão).
Eixos Temáticos
Eixo 1: Atendimento a crise
Eixo 2: Reinserção social/ Promoção de Renda
Eixo 3: Trabalho com comorbidades
Eixo 4: Projetos terapêuticos
Eixo 5: Reforma Psiquiátrica/ Luta Antimanicomial
Eixo 6: Família
Eixo 7: Redução de Danos
Eixo 8: Formação e ensino de profissionais de saúde mental.
Eixo 9: Saúde Mental na Atenção Básica
Eixo 10: Controle Social
Eixo 11: Criança e Adolescente
Novas informações, sugestões ou comentários, acessar o endereço:
http://www.encontrodecapsrecife.blogspot.com/

Comissão Científica.
Recife, 23 de janeiro de 2008.