Brasília, 23 de maio de 2008.
Videconferência do dia 27 mobiliza os estados para a XI Conferência Nacional dos Direitos Humanos
O Grupo de Trabalho Nacional da XI Conferência Nacional de Direitos Humanos convida as entidades da sociedade civil e do poder público atuantes na área a participar, na próxima terça-feira, 27 de maio, das 9h às 12h, da videoconferência preparatória para o evento. A videoconferência será mediada pelo sistema Interlegis.
O objetivo da atividade é divulgar a Conferência Nacional e fortalecer a mobilização para as conferências estaduais. O GT dará informações sobre o evento e será uma oportunidade para que dúvidas, sugestões e críticas dos parceiros nos Estados sejam respondidas diretamente.
Em cada Assembléia Legislativa haverá uma sala equipada para receber e transmitir sinais de áudio e vídeo integrando os 26 Estados e o DF. O Grupo de Trabalho da Conferência irá coordenar o evento do Congresso Nacional com a presença do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, do representante do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, Alexandre Ciconello e do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
Cada Assembléia Legislativa terá o tempo de cinco minutos, que poderão ser utilizados por um porta-voz dos presentes (ou dividido entre mais de um), a critério do GT Estadual da Conferência ou, onde não estiver constituído, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.
A XI Conferência Nacional de Direitos Humanos terá sua etapa nacional entre 15 e 18 de dezembro de 2008, em Brasília, com a participação de 1.200 delegados eleitos em todo o país. Serão colhidos subsídios para atualizar e rever o Programa Nacional de Direitos Humanos, que orienta as políticas públicas e o orçamento da União para o setor. Os organizadores prevêem que esta edição da Conferência será a mais ampla de todas realizadas anteriormente.
O Grupo de Trabalho da XI Conferência Nacional de Direitos Humanos é formado por 14 entidades que representam o Fórum de Entidades Nacionais dos Direitos (FENDH): Terra de Direitos, Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (que também representa o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional); Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); Conselho Federal de Psicologia (CFP); Conselho Missionário Indigenista; Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais (ABGLT); Fala Preta – Organização da Mulher Negra; Movimento Nacional de Direitos Humanos; Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Pastorais Sociais/CNBB; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Justiça Global; Centro Feminista de Estudos e Assessoria (representan! do