Um em cada dez já foi ao trabalho bêbado, diz pesquisa britânica
Mais de um em dez empregados admitiram ter ido trabalhar bêbados e um em três já foi ao escritório de ressaca, segundo uma pesquisa feita por uma empresa de seguros no Reino Unido. Mil pessoas e 250 empresas participaram do estudo realizado pela Norwich Union Healthcare. Entre os que admitiram ter estado de ressaca ou bêbados no trabalho, 85% confirmaram que isso afetava o seu desempenho e o seu humor.
Mais de um terço (36%) dos que trabalharam bêbados ou de ressaca disseram achar difícil se concentrar; 35% eram menos produtivos; 42% se sentiam cansados a ponto de querer dormir; e 25% faziam o mínimo de trabalho possível e iam para casa mais cedo.
Entre os empregadores, quatro em cada cinco disseram que o álcool é a maior ameaça ao bem-estar de seus funcionários.
Os piores
A pesquisa também revelou que trabalhar bêbado parece ser mais comum em algumas profissões do que em outras. Entre os que trabalham no setor de mídia e outros empregos chamados "criativos", 41% disse já ter ido trabalhar ainda bêbado - quatro vezes mais do que a média.
O número de pessoas que admitiram trabalhar bêbadas foi também alto na indústria da construção (24%), setor de serviços empresariais (23%), e tecnologia da informação (15%).
Cary Cooper, professor de Psicologia Organizacional e Saúde da Lancaster University, disse que bebida em excesso é uma manifestação de estresse e que isso é comum em certas indústrias.
"São nas profissões onde há muito estresse - jornada de trabalho longa, muita expectativa, contratos curtos e mau gerenciamento - que há mais gente bebendo no trabalho", afirmou.
Ele disse acreditar que as pessoas bebem para lidar com o estresse e que as empresas deveriam mudar a cultura de longas jornadas de trabalho para combater o problema.
Fonte: BBC/Folha de São Paulo