Relatório do Mapeamento das Instituições governamentais e não-governamentais de atenção às questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas no Brasil - 2006/2007
14/02/2008
O Mapeamento das instituições governamentais e não- governamentais de atenção às questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas no Brasil foi realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Comissão Interamericana do Controle de Abuso de Drogas, da Organização dos Estados Americanos (Cicad/OEA).
Esse livro-relatório fornece um amplo panorama da situação das instituições voltadas para as questões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas, permitindo uma avaliação do quadro atual por meio da visão integrada das principais áreas as quais se dedicam estas instituições - ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução de danos e ensino e pesquisa.
Assim, são estudados os tipos de serviços oferecidos pelas instituições, os problemas mais recorrentemente enfrentados; as principais atividades realizadas nas áreas de atuação; as características do público alvo, das equipes e dos dirigentes das instituições mapeadas e os principais temas abordados nas atividades de ensino e/ou pesquisa sobre o tema no Brasil.
Espera-se que os resultados produzidos pelo Mapeamento estimulem o debate e a reflexão sobre os temas abordados e contribuam para o planejamento e a execução das atividades de prevenção, pesquisa, ensino, tratamento, reinserção social e redução de danos sociais e à saúde de usuários e dependentes.
O texto resumido foi extraído do impresso original Mapeamento das Instituições Governamentais e Não-Governamentais de Atenção às Questões Relacionadas ao Consumo de Alcool e outras Drogas no Brasil -2006/2007
Clique aqui para ler o Relatório na íntegra
Para localizar as instituições cadastradas, clique aqui...
Autor: Secretaria Nacional Antidrogas
Fonte: Secretaria Nacional Antidrogas
Este blog foi criado para intercambiar minhas relações profissionais. Pouco coisa será postada de cunho pessoal, reserva-se a acompanhar as relevâncias socias em diveros níveis, com conteúdos de raça, credo, gênero, políticas públicas, violência, com recorte especial as questões voltadas para área da saúde. Os assuntos postados com certeza vão servir de um banco de dados para mim, quanto para aqueles e aquelas que buscam informações nesta área.