26/03/2008

PROJETO JUVENTUDE NEGRA & PAZ SERÁ LANÇADO EM SÃO LUÍS DIA 26

São Luís, 24 de março de 2008
Centro de Cultura Negra do Maranhão
Assessoria de Comunicação
Informações e agenda de entrevistas : 3243-9707 / 3249-4938 / 9991-9769 / 9608-8381 / 9988-4226, com Ivan Costa , Socorro Guterres e Andréia Barbosa
PROJETO JUVENTUDE NEGRA & PAZ SERÁ LANÇADO EM SÃO LUÍS DIA 26
Será lançado nesta quarta-feira , 26, o Projeto Juventude Negra & Paz , que tem o objetivo de defender os direitos da população negra à segurança . O projeto é uma realização do Centro de Cultura Negra do Maranhão, com o apoio da Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República , e tem quatro eixos de ação prioritárias: 1. Capacitar jovens negros e negras para a construção da cultura da paz ; 2. Denunciar os casos de violência institucional e social contra a população negra ; 3. Sensibilizar os órgãos de segurança pública para ações preventivas nos bairros populares ; 4. Sensibilizar a opinião pública sobre a discriminação étnico-racial. O lançamento acontecerá às 9h, no Auditório Che Guevara, do Sindicato dos Bancários , na Rua do Sol .
De acordo com o coordenador do CCN Maurício Paixão , o projeto envolverá 120 jovens residentes nos bairros Coroado, Coroadinho, Liberdade e Fé em Deus , que participarão de atividades sócio-pedagógicas, oficinas de capoeira , percussão e de comunicação . Para o desenvolvimento dessas atividades e ações junto às famílias dos jovens participantes, o projeto contará com a parceria de instituições que já atuam nessas áreas : Ong Saci Pererê ( Liberdade ), Bumba-meu-boi da Floresta ( Liberdade ), Centro Espiritualista de Tambores Iemanjá / Casa de Jorge Babalaô ( Fé em Deus ), Juventude Franciscana , Fórum Ong AIDS , Grupo de Jovens Nós do Coroado, Rádio Comunitária Conquista FM (Coroado), Unidade Integrada Camélia Costa Viveiros (Coroado), Conselho Comunitário de Defesa Social do Pólo Coroadinho e Instituto da Infância / Paz Juvenil (Coroadinho).
Estatísticas
Segundo dados levantados pelo CCN no campo da segurança pública , os indicadores mostram que a juventude negra é duplamente vitimada. A maioria das vítimas de violência são os negros e as negras. A maioria das pessoas apenadas também é constituída por afrodescendentes. No Maranhão, em 2006, segundo dados da então Secretaria de Justiça e Cidadania , cerca de 70% dos presidiários eram jovens entre 18 e 24 anos e em geral afrodescendentes. Na opinião do CCN, isso mostra como o sistema de segurança pública está despreparado para tratar das questões étnicas-raciais.
Para a Assessora Pedagógica do CCN, Socorro Guterres, o projeto Juventude Negra & Paz é mais uma contribuição do CCN para levar aos bairros populares a denúncia da situação da população negra e despertar nos jovens uma atitude de contestação e a criatividade necessária para a construção de uma cultura de paz . “O Juventude Negra & Paz vem se juntar a outras iniciativas como o Grupo de Dança Afro Abanjá, o bloco Akomabu, Banda Akomabu e o projeto O Sonho dos Erês que têm influência positiva na vida dos jovens ”, afirma Socorro .
O CCN
O Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN foi fundado em 1979 e mobiliza militantes e profissionais para a organização política e cultural da população negra . O CCN é uma entidade do Movimento Negro constituída como uma sociedade civil sem fins lucrativos . Tem como missão a “conscientização político-cultural e religiosa para resgatar a identidade étnica cultural e a auto-estima do povo negro viabilizando ações que contribuam com a promoção de sua organização em busca de cidadania , combatendo todas as formas de intolerância causadas pelo racismo , promovendo os direitos da população negra do Maranhão”.
Para viabilizar as ações de combate à discriminação racial e social sustentadas pelo racismo , o CCN desenvolve atividades formativas, educativas e culturais. Esses instrumentos de conscientização são utilizados para lutar pelos direitos humanos e políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população negra .
O CCN/MA desenvolve estudos e ações que servem de referência a outros estados , permitindo atuar em diversas áreas junto a movimentos estaduais e municipais. Através de seus projetos , o CCN reivindica o espaço da população negra dentro da sociedade , traça um paralelo entre o resgate e a valorização da cultura negra e expande cada vez mais sua missão .
Agenda
Lançamento do Projeto Juventude Negra & Paz
Data: 26 de março de 2008
Horário: 9h
Local: Auditório Che Guevara ( Sindicato dos Bancários – Rua do Sol , 413, Centro )
Realização: Centro de Cultura Negra do Maranhão
Apoio: Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República