31/03/2008

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO agencia aids

Voltar


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Jornal Pequeno – MA

Editoria:

Pág.

Dia / Mês/Ano:

Geral


24/MARÇO/08

Secretaria de Saúde realiza Curso Tratamento de Drogas

Data de Publicação: 23 de março de 2008

O secretário de Estado da Saúde, Edmundo Costa Gomes, faz a abertura, às 8h30, de amanhã, 24, no Hotel Praia Mar, do Curso Tratamento de Drogas na Perspectiva do Ministério da Saúde. O evento que se estende até o próximo dia 28 é destinado a profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Realizado pela Superintendência de Atenção Básica, por meio dos Departamentos de DST/Aids, Saúde Mental e de Atenção à Saúde do Trabalhador e do Idoso, o curso objetiva fornecer aos participantes subsídios conceituais e práticos na redução de danos, DST/Aids e Tabagismo, com vistas a possibilitar sua aplicação no atendimento de saúde prestado à população do Maranhão.

Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental, Cláudia Duarte Pereira, logo após a capacitação, os 47 Caps existentes no Maranhão serão transformados em centros especializados na redução de danos e tabagismo.

Cláudia Duarte explicou ainda que a redução de danos é uma estratégia que visa reduzir os danos à saúde em conseqüência de práticas de risco. No caso de usuários de drogas injetáveis, por exemplo, o objetivo é reduzir os danos daqueles usuários que não podem, não querem ou não conseguem parar de usar drogas injetáveis, e, portanto, compartilham a seringa e se expõem à infecção pelo HIV, hepatites e outras doenças de transmissão parenteral.

Voltar