13/01/2008

Redução de Danos


Eu estou como Mobilizador do Projeto RoDa Brasil/MA desenvolvido pela ABORDA, Associação Brasileira de Redutores e Redutora de Danos do Brasil. Então tive a grata satisfação de hospedar Semiramis, que é Assistente Nacional do Projeto Roda Brasil.

Aproveitando sua passagem pela ilha, fizemos alguma oficina de redução de danos para a turma do governo do Município e do Estado, uma vez que foram convidados diversas secretarias, bem como diversas pessoas que ocupam espaços de grande relevância seja como executores ou colaboradores de políticas públicas. Nesta fotos veremos a Semiramis fazendo a exposição sobre redução de danos no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís-Ma, no dia 10 de janeiro de 2008.
Não tivemos um número grande de participantes, mas pessoas comprometidas com a desenvoltura de seus serviços estiveram presentes. Ex: Coordenação Municipal de Dst/Aids, Coordenação Estadual de Dst/Aids, Educações Saúde da SEMUS, CTA Anil e Lira, serviços de saúde Mental Clodomir Pinheiro, CAPS São Luís, Instituto Farina, Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas CEPOD, Unidade Mista do Bequimão, Saúde da Criança e do Adolescente da SEMUS, PRD de Santo André-SP e Grupo Solidariedade é Vida.
Os convites foram feitos muito em cima do evento o que certamente comprometeu a presença de outras pessoas. Mas é notório o descaso que é feito quando se chama para discutir políticas públicas para o questões sobre DROGAS, mas é gritante e alarmante essa situação e quase todos querendo apenas medidas de repreensão como se essa fosse a única saída.
Lamentamos que secretarias de extrema relevância na execução de políticas públicas estejam alheias a palestras que servem até de norteamento para suas administrações.