23/01/2008

DIA DE MOBILIZAÇÃO E AÇÃO GLOBAL DO FORUM SOCIAL DO MERCOSUL

Brasília, 23 de janeiro de 2008.

Sistema Conselhos de Psicologia participa do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social do Mercosul
Sábado, 26 de janeiro, capitais brasileiras e cidades ao redor do mundo participam de uma manifestação para mostrar que um outro mundo é possível.
O Sistema Conselhos de Psicologia é presença confirmada, no próximo dia 26, do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social do Mercosul. No evento, que será realizado em diversas cidades brasileiras e vários países do mundo, será lançado pelo Sistema um manifesto pela Democratização dos Meios de Comunicação (leia aqui o panfleto).
Durante a manifestação será feita panfletagem e leitura do texto pelos Conselhos Regionais de Psicologia das cidades de Curitiba, São Paulo, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, que contarão ainda com o apoio de Conselhos dos estados vizinhos.
Em Curitiba, além da distribuição do manifesto, está confirmada a participação de grafiteiros e grupos de hip-hop, que por meio de suas performances estarão chamando a atenção da sociedade para a importância do evento, e atividades de ilustração de documentários. As manifestações acontecem, simultaneamente, nos seguintes locais: Boca Maldita (Centro), feira do Largo da Ordem e no pátio da Reitora da Universidade Federal do Paraná.
Segundo o presidente do CFP, Dr. Humberto Verona, a participação nas ações do Forum Social Mundial demonstra que Sistema Conselhos de Psicologia compartilha a idéia de que um outro mundo é possível, e acrescenta, "com mais justiça social, respeito aos direitos humanos e coerente com os ideais de solidariedade e tolerância às diferenças". "Neste ano queremos que a sociedade brasileira avance na democratização dos meios de comunicação, assegurando aos movimentos sociais, até agora excluídos, o acesso à política de financiamento, produção e veiculação de idéias", afirma Verona.
O Dia de Mobilização e Ação Global acontece desde 2001 e é uma das atividades do Fórum Social do Mercosul, que este ano será em Curitiba, de 18 a 21 de abril.
Confira as cidades brasileiras que participam do Dia de Mobilização e Ação Social e as atividades programadas pelos Conselhos Regionais de Psicologia:

Brasília
Debate sobre a Democratização dos Meios de Comunicação
Local: TV Comunitária (Sindicato dos Jornalistas do DF), das 9 às 18h
Panfletagem e leitura do manifesto
Local: Rodoviária do Plano Piloto
Recife
Distribuição de panfletos
Local: Parque 13 de Maio, centro do Recife

Belo Horizonte
Distribuição de panfletos
Peça teatral com estudantes
Banda musical itinerante (parceira com o movimento Marcha das Mulheres)
Local: Praça Sete de Setembro

São Paulo
Distribuição de panfletos
Participação no stand da Rede Paulista Pela Democratização da Comunicação e Cultura
Peças teatrais – diversos temas
Local: Colégio São Luís (Av. Paulista)

Curitiba
Leitura e panfletagem do manifesto
Grupos de grafiteiros e hip-hop
Atividades de ilustração de documentários
Local: Boca Maldita - Centro

Espírito Santo
Caminhada e distribuição de panfletos
Local: a confirmar

Rio de Janeiro
Panfletagem
Local: Aterro do Flamengo
Para mais informações consulte o Conselho Regional de Psicologia de sua região.

fonte: www.pol.org.br