14/06/2008

UNGASS 12/06/08

12.06.08
A Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNGASS) terminou na tarde desta quarta-feira, 11.06. A reunião contou com a participação de atores políticos de vários países participantes da resposta global à aids, incluindo líderes de governos nacionais, grupos da sociedade civil e agências das Nações Unidas.
A reunião realizou-se com o objetivo de revisar o progresso obtido na implementação da Declaração de Compromisso em HIV/Aids, de 2001, e da Declaração Política sobre HIV/Aids, de 2006. As discussões enfocaram os importantes avanços feitos até o momento, os desafios que ainda permanecem e as recomendações para assegurar uma resposta sustentável no futuro.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou um abrangente informe com base nos relatórios de progresso nacional de 147 países. O informe mostrou que, embora uma significativa quantidade de trabalho ainda precise ser feita, houve progressos em quase todas as regiões do mundo.
O Secretário-Geral observou que deter e reverter a disseminação da aids não constitui somente um Objetivo de Desenvolvimento do Milênio em si, mas também um pré-requisito para alcançar muitos outros objetivos. A efetividade da resposta à aids terá impacto sobre os esforços para reduzir a pobreza, melhorar a nutrição, reduzir a mortalidade infantil, proteger a saúde materna e conter a disseminação da tuberculose.
O Diretor-Executivo da UNAIDS, Dr. Peter Piot, frisou o quanto é importante que os países permaneçam comprometidos com a resposta global à aids e trabalhem arduamente para tornar o acesso universal à prevenção e ao tratamento do HIV uma realidade. Ele notou que esses objetivos irão requerer significativos esforços a longo prazo, mas também reconheceu a importância do otimismo. "A aids pode ser uma das mais preocupantes questões do nosso tempo”, disse ele," mas agora é claramente um problema com solução."
Os países foram orientados na sua resposta à epidemia da aids pela Declaração de Compromisso em Aids de 2001 e pela Declaração Política de 2006. As duas declarações tiveram um importante papel ao elevar a consciência global sobre o HIV e coordenar os esforços para ampliar o acesso à prevenção, tratamento, atenção e apoio.
O chefe da delegação russa afirmou seu compromisso com a resposta, dizendo que a Rússia está pronta a ‘assumir a liderança em aids na região, compreendendo a epidemia e assumindo a responsabilidade de expandir a assistência técnica, financeira e organizacional’.
A China reconheceu os ‘resolutos esforços’ da ONU para promover a ação global e articulada contra a aids e definiu os esforços de seu próprio país na prevenção e tratamento como ‘questões estratégicas, vitais para a sobrevivência de uma nação’.
A Argentina, que tornou o direito à saúde um direito constitucional em 1994, destacou a necessidade de se continuar trabalhando para remover barreiras jurídicas que estão minando a resposta à epidemia.
A sociedade civil esteve fortemente presente na reunião. Representantes de grupos de todo o mundo participaram de uma ampla variedade de fóruns, oferecendo uma visão essencial sobre o trabalho das comunidades na resposta à aids. Na terça-feira, 10 de junho, uma audição interativa com a sociedade civil foi convocada entre os Estados-Membros e observadores, visando discutir os mitos e realidades acerca da ampliação do acesso universal.
Participando da audição via vídeo conferência, Mark Heywood, representante do Conselho Internacional de Organizações de Serviços em Aids (ICASO), proferiu palavras marcantes sobre a importância do tema dos direitos humanos na resposta à aids. Ele disse que se trata de uma “tarefa de governos e não uma escolha, cabendo à sociedade civil fazer que os governos honrem os compromissos que assumiram no papel”.
A Reunião de Alto Nível também apresentou uma série de discussões em painéis sobre tópicos críticos na resposta à aids, incluindo o acesso universal, liderança em países com epidemia concentrada, igualdade de gêneros e resposta de longo prazo.
Fonte: www.unaids.org/en/KnowledgeCentre/Resources/FeatureStories/archive/2008/20080612_HLM_concludes_NY.asp