19/06/2008

Saúde realiza curso sobre programa de redução de danos

Saúde realiza curso sobre programa de redução de danos

Por: Lucienne Santos - SESData de Publicação: 17 de junho de 2008
Como um forte aliado na promoção de ações em saúde e cidadania aos usuários de álcool e outras drogas, o Programa de Redução de Danos instituído pelo Ministério da Saúde será tema de um curso realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) a partir desta quarta-feira (18), no Hotel Praia Mar, com abertura marcada para as 8h.

A redução de danos é uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis conseqüências adversas ao consumo de psicoativos – lícitos ou ilícitos – sem, necessariamente, interromper esse uso, e buscando inclusão social e cidadania para usuários de drogas.

O treinamento, destinado a profissionais de saúde que trabalham nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), fornecerá subsídios que possibilitem a redução de danos no atendimento de saúde prestado à população.

O secretário de estado da Saúde, Edmundo Costa Gomes, informou que a Portaria do Ministério da Saúde n.º 1.028, de julho de 2005, garante os direitos das pessoas que usam substâncias que causam dependência. Segundo ele, o Ministério esclarece que os programas de redução de danos não incentivam o uso e nem distribuem drogas.

O I Curso de Formação de Agentes Redutores de Danos do Maranhão se estenderá até o dia 20 de junho, com programação que transcorrerá das 8h às 18h. Vários aspectos dos programas de redução de danos serão abordados na capacitação, entre eles, o conceito, o tratamento dos usuários de drogas, o papel dos redutores de danos, educação popular em saúde e redução de danos e estratégias de redução de dano.

As palestras serão ministradas por Dênis da Silva Petuco, do Núcleo de Educação, Avaliação, e Produção Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e por José R. B. Patrício, coordenador do Projeto de Redução de Danos, desenvolvido pelo Grupo Solidariedade é Vida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de DST/Aids.
Fonte: http://www.ma.gov.br/2008/6/17/Pagina5795.htm