19/06/2008

I CURSO PARA FORMAÇÃO DE AGENTES REDUTORES E REDUTORAS DE DANOS DO ESTADO DO MARANHÃO


SES promove curso por mais saúde e cidadania para os dependentes

Com o objetivo de desfazer estigmas e preconceitos e humanizar o tratamento de usuários de álcool e outras drogas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início nesta quarta-feira,18, ao 1º Curso para Formação de Agentes Redutores de Danos no Maranhão.

A realização do evento, que segue até o próximo dia 20, é conjunta com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPOD), a Fundação Sousândrade, o Grupo Solidariedade & Vida e a Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos (ABORDA).

De acordo com Dênis da Silva Petuco, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro da ABORDA, uma das estratégias da redução de danos é considerar as especificidades de cada caso, pelo reconhecimento das subjetividades dos indivíduos envolvidos no consumo de substâncias tóxicas.

“A redução de danos é um conjunto de práticas que dependem do tipo de droga e do indivíduo, e é voltada para quem não consegue parar e para quem não quer parar, mesmo tendo noção do seu problema”, explica Petuco.

Reduzir danos implica ainda na garantia da manutenção dos direitos do usuário, considerando a universalidade, integralidade e imparcialidade asseguradas pelo SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, as práticas nesse sentido devem ser pedagógicas e preventivas que não visem diretamente o fim do hábito de consumo de tóxicos, mas a conscientização dos usuários sobre as graves conseqüências disso.

“Tratar o problema das drogas com criminalização e repressão nunca fez bem. Isso não diminui o consumo e incide sobre os direitos do cidadão”, diz Petuco.

A diretora do Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, Maria Tereza Martins Viveiros, citou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como referência na política de redução de danos estadual. “Com o CAPS nós estamos atingindo nosso objetivo, que é diminuir o retorno dessas pessoas às drogas”, disse Viveiros.

O 1º Curso para Formação de Agentes Redutores de Danos no Maranhão é articulado com a Semana Nacional Antidrogas, que ocorre de 19 a 26 de junho e serve de preparação para o 2º Encontro Nordeste de Redução de Danos, marcado para julho, em São Luís.
Fonte: http://www.saude.ma.gov.br/2008/6/18/Pagina787.htm