01/01/2009

BRASILEIRO PRECISA CRIAR O HÁBITO DE USAR CAMISINHA

Home » Edições » 2009 » Janeiro » Edição 22,837 » Geral
Brasileiro precisa criar hábito de usar camisinha


Data de Publicação: 1 de janeiro de 2009

Brasília – Apesar do recorde na distribuição de camisinhas em 2008 – um total de 406 milhões –, o Ministério da Saúde considera que o número de unidades não é capaz de atender toda a população e alerta que o brasileiro ainda precisa criar o hábito de usar o preservativo.

O diretor-adjunto do Programa Nacional de DST/aids, Eduardo Barbosa, explicou que a distribuição feita pelo governo tem foco em grupos de risco específicos, mas que a orientação é que todos procurem se prevenir.

“Nossa distribuição é bem planejada até porque, mesmo com esses 406 milhões de unidades, a gente não atende toda a população brasileira. As atividades sexuais da população brasileira são bem maiores do que a disponibilização do ministério. As pessoas precisam criar o hábito de usar a camisinha e podem adquirir em farmácias populares, a preços mais baratos”, disse Barbosa.

De acordo com ele, a camisinha é, atualmente, o mecanismo mais eficiente para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e também para o planejamento familiar, mas não é 100% segura.

A orientação, segundo ele, é que, durante o ato sexual, as pessoas prestem atenção nas características apresentadas pelo próprio preservativo. Barbosa destacou ainda o uso de gel lubrificante acompanhado da camisinha para impedir o rompimento.

(Agência Brasil)