12/01/2009

Portugal é o país da União Européia onde mais usuários de drogas injetáveis contraem HIV

Portugal é o país da União Européia onde mais usuários de drogas injetáveis contraem HIV

Com 703 novos casos de consumidores de droga injetável que contraíram HIV em 2006, Portugal foi o país da União Européia que mais casos registrou.
Os dados constam do relatório do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência (OEDT) revelado, essa semana, em Bruxelas.Atrás de Portugal neste “ranking” surgem dois países que aderiram há pouco tempo à UE, a Estônia com 191 usuários de drogas injetáveis infectados com o vírus, seguido da Letônia com 108.“O índice de infecções recentes por HIV tem diminuído na Europa”, mostra o relatório.
No entanto, “embora os dados indiquem uma melhoria da situação na Estônia, Letônia e Portugal, estes países continuam a registrar índices desproporcionalmente elevados de novas infecções e são responsáveis por uma percentagem significativa dos novos casos de HIV, na Europa, atribuídos ao consumo de droga”. Mortes induzidas pelo consumo da droga Segundo o relatório da OEDT, “o número de mortes induzidas pela droga envolvendo pessoas com menos de 25 anos diminui moderadamente na Europa” Nesta tabela Portugal ocupa o 29.º lugar, juntamente com a Noruega. Os dados mostram que, em Portugal, por cada milhão de habitantes mais de 30 pessoas morrem devido ao consumo de droga. Neste “ranking” encabeçado pela Estônia com 75 mortos por cada milhão de habitantes, seguida pelo Luxemburgo com 60.
A Hungria ocupa o último lugar com 4 mortos por cada milhão de habitantes devido ao consumo da droga. Consumo de maconhaPortugal está entre os países com taxas mais baixas de consumo de maconha entre os jovens estudantes.
Segundo o relatório da OEDT, seis por cento da população entre os 15 e os 24 anos confessa que consome a droga. Em termos europeus as estimativas indicam que um em cada quatro cidadãos da União Europeia, num total de 71 milhões fumou maconha pelo menos uma vez na vida. A maconha é a droga mais consumida na UE. Procura de tratamento O relatório revela que, em Portugal, o número de usuários de drogas que procuraram tratamento aumentou em relação a 2001, ano em que foi feito o primeiro estudo sobre o consumo da droga. Em 2006, 32.500 dependentes estavam sendo tratados, cerca de 85 por cento do sexo masculino, com uma idade média de 32 anos. Portugal é uma das portas de entrada da droga na Europa Portugal é a segunda porta de entrada da droga na União Européia, em primeiro lugar está a Espanha, onde em 2006 foi feita a maior parte das apreensões. Quanto ao trajeto da droga até à Europa, o OEDT refere que “nos últimos cinco anos, a África Ocidental tem emergido como uma região importante no tráfico da cocaína para a Europa”. “O tráfico de cocaína da África Ocidental para a Europa faz-se, sobretud, por mar, sendo grandes quantidades desta substância transportadas em navios de pesca para locais de desembarque, principalmente os situados na costa Norte de Portugal e da Galiza, na Espanha”, diz o documento.