08/01/2009

Publicação trata da relação entre família e uso abusivo de drogas


Um dos grandes problemas de saúde pública nos dias de hoje é o uso abusivo de drogas pelos jovens e como isso afeta a vida deles e a relação com seus familiares. Pensando nesse problema, a pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) Miriam Schenker publicou o livro 'Valores Familiares e Uso Abusivo de Drogas', que faz parte da coleção 'Criança, Mulher e Saúde', da Editora Fiocruz. Segundo Miriam Schenker "o uso abusivo de drogas é assunto complexo, estudado nos mais variados campos do conhecimento: antropologia, sociologia, política, educação, psicologia, entre outros". Partindo dessa premissa, a autora, que trabalhou durante quase duas décadas no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Uerj como terapeuta de famílias, se utiliza de três pontos para abordar tal questão: os valores familiares, o conflito entre gerações e o processo educativo, todos muito bem analisados e trazendo inúmeras referências bibliográficas. Foi a partir da pesquisa para sua tese de doutorado - de mesmo título do livro - no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), iniciado em 2001 e concluído em 2005, que a autora construiu a publicação. A obra conta com prefácio da socióloga, pesquisadora da ENSP e coordenadora científica do Claves, Maria Cecília de Souza Minayo. Segundo a pesquisadora, "o leitor encontrará uma extensa e densa discussão sobre 'família' como núcleo de relações primarias" e como se deu sua transformação ao longos dos anos para dar conta do que ocorre nos dias de hoje.
O livro foi lançada durante o XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, realizado em Porto Alegre, entre 22 e 23 de setembro.
O Claves é um centro de pesquisa, ensino e assessoria, criado em 1989 pela ENSP/Fiocruz, com o objetivo de investigar o impacto da violência sobre a saúde da população brasileira e latino-americana. Informações sobre como adquirir o livro e as outras publicações podem ser obtidas na página eletrônica da Editora Fiocruz.