12/01/2009

Mais da metade dos estudantes do sexto ano de medicina erram questões sobre HIV/Aids no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Mais da metade dos estudantes do sexto ano de medicina erram questões sobre HIV/Aids no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) divulgou, na última quarta-feira (05/11), os resultados da quarta edição do "Exame do CREMESP", que avalia o desempenho dos estudantes do sexto ano de medicina.
O índice de reprovação praticamente dobrou desde o primeiro exame, passando de 31% em 2005 para 61% em 2008, um crescimento de 97% em quatro anos. Na área do HIV, o desempenho dos futuros médicos na prova foi descrito pelo Conselho paulista como "preocupante".
Mais da metade dos avaliados não acertaram as três perguntas relacionadas ao vírus da Aids.
"Por exemplo, 52% dos participantes erraram a questão sobre gestante HIV-positiva cuja resposta correta afirmava que o parto vaginal pode ser liberado em mulheres com carga viral indectável ou menor que 1000 cópias/ml".
"Já 59% erraram questão sobre o melhor tratamento indicado para paciente HIV-positivo, sem tratamento com anti-retroviral, com CD4 igual a 160 e que procurou serviço de saúde com queixa de tosse seca e sudorese noturna, dentre outros sintomas. E, ainda, em uma questão 55% não souberam responder quais os sintomas comuns em paciente infectado pelo HIV em uso de anfotericima B", esclarece o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
"Também chamou a atenção que 56% não conseguiram responder questão sobre quando se deve suspeitar de caso de tuberculose. A resposta correta era em caso de tosse com expectoração por três ou mais semanas, febre, perda de peso e de apetite; paciente com imagem radiológica compatível com tuberculose", acrescenta texto divulgado pela assessoria de imprensa do CREMESP.
A entidade lembra que o exame do Conselho não é obrigatório e "não é pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional da medicina." De acordo com o CREMESP, no momento, 31 escolas médicas estão em atividade em São Paulo. Dessas, 24 formam cerca de 2.300 alunos por ano. "As demais, abertas há menos de seis anos, ainda não formaram suas primeiras turmas", explica o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
O índice de reprovação praticamente dobrou desde o primeiro exame, passando de 31% em 2005 para 61% em 2008, um crescimento de 97% em quatro anos. O Cremesp também divulgou o resultado por área de conhecimento.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) divulgou no dia 5 de novembro os resultados da quarta edição do Exame do Cremesp, que avalia o desempenho dos estudantes do sexto ano de medicina.
O índice de reprovação praticamente dobrou desde o primeiro exame, passando de 31% em 2005 para 61% em 2008, um crescimento de 97% em quatro anos.
O Exame indica a piora da qualidade no ensino médico no Estado de São Paulo.
Confira aqui os resultados do Exame do Cremesp 2008
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP)