25/09/2008

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE
DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS
AREA TÉCNICA DE SAÚDE MENTAL


Mensagem Eletrônica Circular nº. 020 Brasília, 15 de setembro de 2008


Assunto: DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTA - 10 DE OUTUBRO DE 2008


DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
10 DE OUTUBRO DE 2008

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde traz para o centro dos debates do Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro, a questão da lacuna entre a demanda provocada pelos transtornos mentais e os recursos financeiros, humanos e de serviços disponíveis para atendê-la. O tema será: “Saúde Mental como prioridade: melhoria dos serviços com participação social e cidadania.” Com isso, espera-se fortalecer o compromisso dos países no sentido de elevar a oferta de ações e serviços, melhorando a atenção e reduzindo iniqüidades.
2. Na mesma data, a Federação Mundial de Saúde Mental organizará iniciativas diversas para promover o protagonismo da cidadania para a efetiva melhora dos serviços.
3. O objetivo maior desses movimentos é colocar ênfase na necessidade de fazer da saúde mental uma prioridade na política dos diversos países.
4. No Brasil, a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde propõe o debate sobre a ampliação do acesso à atenção, com foco nas ações da saúde mental na atenção básica e na organização das redes articuladas de saúde. Na oportunidade será realizado um debate sobre o tema, bem como serão apresentadas algumas experiências exitosas de municípios brasileiros que lidam com esses desafios de formas mais efetivas.
5. A data será marcada em Brasília por um evento aberto aos interessados, no dia 10 de outubro, no Auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde. A programação será enviada em tempo oportuno. O evento será também transmitido em tempo real.
6. Convidamos os estados e municípios a se organizarem, promovendo debates sobre o tema proposto pela OMS, reafirmando assim o compromisso com os avanços da atenção em saúde mental de qualidade no SUS.
7. É importante que a data seja comemorada em todos os estados, com ampla convocação de trabalhadores, usuários, familiares, ONGs e todas as pessoas interessadas na melhora da oferta de serviços públicos na área de saúde mental.
Em anexo, seguem documentos divulgados pela OMS para subsidiar os debates.
Saudações cordiais,


KARIME DA FONSECA PÔRTO
Área Técnica de Saúde Mental
DAPES/SAS/MS



Para mais informações: saudemental@saude.gov.br






CLEIDE APARECIDA DE SOUZA
Secretaria
DAPES/SAS/MS
Área Técnica de Saúde Mental
Bloco "G" Edifício SEDE 6º Andar Sala 603
Esplanada dos Ministérios
Ministério da Saúde
CEP: 70058-900
Brasília/DF

CONTATOS:
(61) 3315 2313 PABX
(61) 3315.3415/3978
(61) 3315-2655
(61) 3315-3319/3919
(61) 3315 3920 (fax)
saudemental@saude.gov.br
www.saude.gov.br/bvs/saudemental