13/03/2009

Vigilância Sanitária retira "Kit Ressaca" das farmácias de São Luís

Vigilância Sanitária retira "Kit Ressaca" das farmácias de São Luís



Data de Publicação: 11 de março de 2009

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, deu início na tarde desta quarta-feira, dia 11, à fiscalização e busca do chamado “Kit Ressaca” nas farmácias de São Luís.

O Kit Ressaca é um combinado de três medicamentos comercializados com o intuito de amenizar os efeitos do excesso de bebida alcoólica.

A fiscalização é uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 8 de março.

Segundo o Chefe do Departamento de Produtos da Vigilância Sanitária, Paulo Jessé, a ANVISA recebeu a informação de que o kit estava sendo vendido a preços promocionais. A venda casada de medicamentos não é permitida.

“Os medicamentos que compõem o kit não podem ser vendidos desta forma. A venda só é permitida separadamente, mas com a formação de kits promocionais não”, disse Paulo Jessé.

A farmácia que for flagrada comercializando o produto poderá sofrer sanções sanitárias e até determinação de fechamento do local, além de multas.

O Kit Ressaca era composto por Hepatox (para o fígado), Gastroliv (espécie de sal de frutas) e Nerlagymm (para dor de cabeça).

“O problema do uso combinado de medicamentos é o aumento de efeitos colaterais” ressaltou Paulo Jessé.

A fiscalização em São Luís teve início pelas farmácias do João Paulo, Bairro de Fátima, Cohab, Cohatrac, e terá prosseguimento em todos os bairros da capital.

Nessa primeira etapa da fiscalização, nenhuma farmácia de São Luís foi encontrada comercializando o produto.