13/03/2009

Maranhão será o primeiro estado do país a receber a Caravana do SUS

Por: Lucienne Santos - SES
Data de Publicação: 11 de março de 2009

O Conselho Estadual de Saúde (CES) reuniu-se na última segunda-feira (9), com representantes de conselhos municipais e sociedade civil organizada para mais uma discussão sobre a programação da Caravana em Defesa do SUS. O Maranhão será o primeiro estado brasileiro a receber as atividades da caravana, cujo lançamento está marcado para o dia 19, no Rio Poty Hotel.
A caravana faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem como tema central a defesa do Sistema Único de Saúde como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade. A gestão do trabalho, o modelo de atenção, o financiamento, o controle social, a intersetorialidade, o complexo produtivo de saúde e a humanização do SUS também farão parte das discussões suscitadas pela caravana, que será lançada oficialmente nesta quarta-feira (12) em Brasília.
O Ministério da Saúde, bem como as Secretarias estaduais e municipais, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e os movimentos sociais são parceiros do CNS nesta ação. Cada estado é responsável por definir a sua programação, numa construção coletiva que conta com o apoio de diferentes instituições.
Na primeira reunião, foi constituído o Comitê Operacional de Articulação, que envolve representantes do próprio CES, do Conselho Municipal de Saúde de São Luís, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde. No último encontro, a participação foi ampliada com a intenção de definir a programação da caravana para a capital e o interior, depois do lançamento estadual do dia 19.
A técnica da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Bianca Coelho, fez um resumo das atividades da Caravana, que nasceu das discussões travadas no Fórum Social Mundial de Saúde, realizado recentemente em Belém do Pará.
“Uma de nossas propostas é fortalecer o SUS, buscando a repolitização e o reencantamento pela reforma sanitária”, disse Bianca Coelho, informando que as atividades da caravana serão antecedidas pela Mostra de Humanização, que será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre os dias 16 e 20 de março.
Dos encaminhamentos extraídos da reunião, conduzida pelo vice-presidente da CES, Américo Soares Araújo, ficou acertado a elaboração de um documento-base para coleta de assinaturas que embasará o processo de titulação do SUS como Patrimônio da Humanidade. As instituições parcerias também poderão encaminhar ao conselho as programações internas que serão desenvolvidas neste período.
“Teremos uma reunião em Brasília nos dias 11 e 12 de março, onde nós receberemos mais informações sobre a caravana, que será uma grande mobilização em defesa do SUS”, destacou Américo Araújo, destacando que o CES já começou a convidar as organizações governamentais e não governamentais e instituições de ensino para a abertura da caravana.