13/03/2009

Saúde promove o II Seminário sobre Beribéri em Santa Inês

Saúde promove o II Seminário sobre Beribéri em Santa Inês



Data de Publicação: 5 de março de 2009

Alta Resolução
Com o tema “Epidemiologia e Boas Práticas na Cadeia Produtiva do Arroz”, foi realizado nesta quinta-feira, 05, no auditório do Hotel Pers, em Santa Inês, o II Seminário sobre Beribéri. Além de levar informações sobre as práticas agrícolas adequadas ao cultivo do arroz, o seminário é uma oportunidade de sensibilização dos profissionais envolvidos para a continuação do processo evolutivo do quadro situacional da doença.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, e em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o seminário reuniu secretários municipais de saúde e de agricultura, agentes comunitários de saúde, proprietários de usinas de arroz, agricultores, técnicos agrícolas e da vigilância sanitária dos doze municípios que compõem a unidade regional de Santa Inês.

Durante a solenidade de abertura estiveram presentes o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Arnaldo Muniz Garcia e os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAGRO), Talita de Sousa Lima, Deise Menezes Ribeiro e Urbano Antonio de Castro, respectivamente.

Como parte das ações previstas no Plano Estadual de Enfrentamento da Síndrome Neurológica Beribéri, o seminário propiciou a apresentação de temas como o perfil epidemiológico do beribéri no Maranhão, o processo de regulação e fiscalização das processadoras de arroz, o problema de saúde pública em decorrência da presença de micotoxinas nos alimentos e as boas práticas no plantio, colheita, armazenamento e secagem de grãos.

Para o superintendente da Vigilância Sanitária da SES, Arnaldo Muniz, é necessário que as ações de controle da doença sejam permanentes. “Este encontro é uma forma de auxiliar os profissionais na fiscalização e no monitoramento das usinas de arroz, através da inspeção de umidade e temperatura do arroz e do grão”, destacou. Para isso, segundo o superintendente, serão entregues aos 33 municípios prioritários, medidores para o controle de umidade e temperatura do grão.