29/04/2009

Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas nesta quinta

A Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inaugura, nesta quinta-feira (30), às 9h, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS ad, no São Francisco. É a primeira unidade desse segmento a ser inaugurada pela gestão João Castelo, que elegeu a Saúde como uma de suas prioridades.

Considerando-se o aumento crescente da violência decorrente do uso e/ou dependência de substâncias psicoativas na cidade, o CAPS ad preencherá uma lacuna assistencial, sobretudo porque também atenderá o indivíduo em seu momento de reinserção social no sentido da prevenção e informação.

“O CAPS oferecerá atendimento gratuito às pessoas com transtornos e dependência de substâncias psicoativas, com acompanhamento clínico e promovendo a reinserção social do usuário ao trabalho, educação, lazer, fortalecendo os laços familiares e comunitários”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe Ferreira.

Uma equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros estará apta a prestar total atendimento ao paciente, não apenas nos momentos de crise, mas no dia-a-dia do tratamento.

Os pacientes atendidos pelo CAPS que não necessitam mais de cuidados, sejam intensivos, semi-intensivos ou não intensivos, terão a certeza de continuidade da assistência no âmbito da atenção básica e somente retornarão à Unidade para avaliação, caso seja preciso.

Segundo a coordenadora da Saúde Mental da Semus, Lisieux Carvalho Campos, o CAPS ad conta com uma boa estrutura física, com áreas de administração, enfermagem, sala de recuperação, farmácia, sala de repouso, cozinha, banheiros e o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same).

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS ad - fica localizado à rua das Figueiras Quadra 5, Nº 29, São Francisco. (Da Secom / Prefeitura de São Luís)