Jackson Lago recebe 183 prefeitos eleitos e reeleitos no Maranhão
Data de Publicação: 23 de outubro de 2008
O governador Jackson Lago recebeu na tarde de ontem no Palácio dos Leões, 183 prefeitos eleitos e reeleitos, dos 217 municípios maranhenses convidados a participar da confraternização, na qual foram apresentadas as diretrizes do governo e sua política de descentralização e municipalização. “Independente da posição política e ideológica de cada um, convidamos a todos. A presença de 183 prefeitos é uma manifestação do imenso coletivo do Estado, onde todos querem trabalhar, estabelecer parcerias que possam melhorar a qualidade de vida de todos os maranhenses”, destacou o governador.
Foto:KARLOS GEROMY
Jackson defende, com firmeza, a realização de parcerias
Jackson Lago convocou os prefeitos a superar os possíveis exageros provocados pela campanha eleitoral, e assumir os compromissos com a população de seu município. “Temos que nos aliar à vontade da maioria da população, e independente de partidos políticos, darmos as mãos para trabalharmos pelos municípios e pelo Maranhão”, discursou.
O governador defendeu as parcerias com os municípios e lembrou que por três vezes foi prefeito de São Luís, e sabe o que significa não ter o Governo do Estado como parceiro nas soluções dos problemas do seu município.
E é para facilitar essas parcerias e descentralizar as ações administrativas, permitindo o desenvolvimento socioeconômico do Estado, que o governador Jackson Lago também apresentou aos prefeitos presentes a nova regionalização do Maranhão, que será dividido em 32 regiões, permitindo uma nova realidade regional de desenvolvimento. “Essas regionais não vão se limitar a ser apenas sedes administrativas, mas sim pólos de desenvolvimento econômico a partir da potencialidade de cada região”, explicou.
Esses pólos de desenvolvimento, segundo o governador, são resultados de pesquisas que identificaram a potencialidade de cada região; e que a partir de um plano estratégico do governo, terão condições de gerar emprego e desenvolvimento. Para isso, o governo já estabeleceu parcerias com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e em alguns casos com o Banco da Amazônia, que abriram novas agências no interior do Estado para gerar créditos e fomentar novos investimentos.
Repercussão – Os prefeitos presentes foram unânimes em elogiar a iniciativa do governador Jackson Lago em incentivar parcerias com os municípios, independente do partido político do prefeito eleito. “O governador está mostrando que a sua política é republicana, e sabe que para o Estado avançar é preciso que todos os municípios avancem, pois não existe uma corrente forte com algum elo fraco”, ressaltou o deputado federal Sebastião Madeira (PSDB), prefeito eleito de Imperatriz.
A deputada estadual Maura Jorge (DEM), que foi eleita prefeita de Lago da Pedra, também elogiou a atitude do governo, e disse que ela atendeu ao convite do governador por entender que as eleições já passaram e agora é hora de pensar no melhor para a população. “Espero que ele possa fazer essas parcerias para ajudar o nosso município, que também votou nele”, disse a nova prefeita.
O prefeito reeleito de Centro Novo, Domício Gonçalves (PRB), disse que é testemunha do compromisso do governador Jackson Lago com os municípios, e que é graças ao seu modelo descentralizado que ele pôde realizar obras de infra-estrutura. “Espero que ele repita e incremente essa política, pois só assim teremos condições de melhorar as condições de vida do nosso município”, observou.
Outro prefeito reeleito, presente ao Palácio dos Leões, foi João Alberto Martins (PSDB), de Carolina, que sabe dos resultados de uma política municipalista e aconselhou os seus colegas eleitos que tratem logo de fazer um planejamento estratégico para o município, para que com projetos elaborados, possam estabelecer convênios em benefício da população. “Com o comprometimento do prefeito e a determinação do governador, o seu município com certeza mudará para melhor”, avisou.
O prefeito reeleito de Coroatá, Luís da Amovelar (PDT), aproveitou o momento para agradecer ao governador o apoio recebido durante a sua primeira gestão, e dar testemunho do seu empenho em mudar a face da pobreza do Maranhão. “É um governador que trabalha, e se o prefeito também trabalha, está feita a parceria”, alerta Amovelar.
Descentralização – O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Aziz Santos, apresentou aos prefeitos o projeto de Descentralização e Desenvolvimento, que pretende transformar as regionais administrativas em territórios de desenvolvimento.
O secretário explicou que a divisão do Maranhão em 32 regionais atendeu a vários critérios, dentre eles, distância, condições de acesso, demandas de serviço público, relações socioeconômicas, identidade ambiental e sentimento de pertencimento.
Foi colocada à disposição dos prefeitos, a equipe da Secretaria de Planejamento para que eles possam elaborar seus planos plurianuais e assim incluir os seus projetos no planejamento estratégico do Governo do Estado. Aziz explicou ainda que a implantação das 32 regionais será feita de maneira gradativa, começando pelas regiões de Açailândia, Cururupu e Lençóis Maranhenses. “No ano que vem vamos implantar as outras 29, de acordo com as experiências acumuladas nessas três primeiras e a vontade dos prefeitos em querer acelerar a implantação na sua região”, avisou o secretário.
Com o novo modelo de gestão, o Governo do Estado pretende integrar as políticas públicas, reduzir as desigualdades socioeconômicas, articular ações governamentais e dar um foco especial à geração de emprego. “O emprego é que gera o desenvolvimento, e não o contrário. Em 2007, o Maranhão foi o estado da federação que mais cresceu no emprego formal com carteira assinada, e em 2008 não será diferente, pelo ambiente de segurança criado pelo governo, que atrai cada vez mais investimentos para o nosso Estado”, ressaltou Aziz.