23/11/2010

ALEK WEK, A REFUGIADA AFRICANA QUE SE TORNOU TOP

ALEK WEK, A REFUGIADA AFRICANA QUE SE TORNOU

Esse é o nome do livro que modelo internacional acaba de lançar...

Com traços exóticos, boa estatura e seu eterno referencial, o cabelo sempre raspado; a moça conquistou as passarelas de todo o mundo ’fugindo’ dos padrões. Alek ficou internacionalmente conhecida no ramo da moda no inicio dos anos 2000. Engana-se quem pensa que a vida da moça foi aquele conto de fadas que a maioria das tops vivem, Alek Wek sofreu, e sofreu muito antes de ingressar nas passarelas ao redor do mundo .

Sétima filha de uma família de nove irmãos, a top viveu momentos de terror por conta da guerra civil em Wau, no sul do Sudão, onde nasceu, marcada pela luta entre milícias criminosas, um governo dominado pelos muçulmanos e rebeldes da região. Ex-refugiada, se muda pra Londres em 1995, onde é descoberta por um olheiro da agência Models One, a partir daí a carreira de modelo começa a despontar, participou de videoclipes, lançou sua própria grife de bolsas, foi eleita a modelo do ano e assinou contrato com marcas consagradas, Victoria's Secret, Issey Miyake, Moschino, John Galliano, Donna Karan, Calvin Klein e Ermanno Scervino.

A trajetória de vida moça daria um livro, e deu mesmo !

Em Alek Wek - A Refugiada Africana Que Se Tornou Top a própria modelo descreve como foi cada uma dessas passagens durante sua vida .

Trecho do livro:

“Naquela noite, um grupo das milícias apareceu em frente à nossa casa e bateu no portão de metal. Minha mãe lançou um olhar apreensivo a meu pai. Não fazíamos a menor ideia de quem eram ou o que procuravam. Entraram pelo nosso portão. [...] Houve uma explosão de balas disparadas das armas da milícia. Cravejaram balas por todas as paredes e janelas. Enfiamo-nos com rapidez debaixo das camas para nos esconder, mas meu pai não conseguia se abaixar o suficiente e as pernas dele ficaram para o lado de fora. Estava quase chorando de dor. De súbito, o tiroteio cessou. A milícia foi embora. Aconchegamo-nos uns aos outros enquanto eles partiam em busca de uma presa mais fácil. Nunca uma noite havia me parecido tão escura”.

Alek Wek - A Refugiada Africana Que Se Tornou Top
Autor: WEK, ALEK
Editora: PANDA BOOKS
280 páginas

Nenhum comentário: