19/02/2011

BUREAU POLCOMUNE

BUREAU POLCOMUNE



Diretor e Editor Responsável: ANTONIO LUCIO

Os artigos com a identificação dos autores e as opiniões neles expressas

são de inteira responsabilidade dos mesmos.

ESPAÇO POLÍTICO
Edição 375 – 16/FEVEREIRO/2011

*****

PRESIDENTE BARACK OBAMA NO BRASIL

Antonio Lucio

“Se não podemos ser uma estrela no céu, sejamos ao menos uma lâmpada para os outros”.

Martin Luther King, líder pacifista americano.

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama desembarca em Brasília no dia 19 de março próximo, ao lado da esposa Michelle e das filhas Malia e Sasha. No mesmo dia ele terá um encontro com a presidente Dilma Roussef. No dia seguinte segue para o Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, viajará para os EUA nos próximos dias para durante um encontro com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, acertar os detalhes finais da viagem da autoridade americana ao nosso país.




O encontro entre os dois presidentes está sendo visto como uma nova aproximação entre Brasil e EUA, cujo relacionamento ficou estremecido durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo por causa do apoio do brasileiro ao regime do Irã. O Brasil, inclusive, se opôs às sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) contra aquele país. A Casa Branca, no entanto, aplaudiu alguns gestos da presidente Dilma Rousseff, como o repúdio às violações aos direitos humanos no Irã e críticas ao tratamento dispensado a dissidentes cubanos.

Durante o encontro em Brasília, o presidente Barack Obama e a presidente Dilma Rousseff deverão assinar acordos comerciais, assim como, possivelmente o presidente americano possa fazer um pronunciamento com a abordagem sobre os aspectos das relações Brasil-EUA e o relacionamento entre o seu país e a América Latina. Ele poderia falar também fazer alguma observação sobre a questão racial, sublinhando a diversidade que une o Brasil e os EUA e o fato de ser o primeiro presidente americano negro, além do seu governo ter firmado com o governo brasileiro o Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnica e segundo fontes do governo americano, é bastante improvável que Obama declare apoio às ambições brasileiras a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Estando estabelecido que as duas únicas cidades que terão a presença da família Obama no Brasil, serão Brasília e Rio de Janeiro, fica patente a frustração de São Paulo, Bahia e Rondônia por ficarem fora da agenda oficial da autoridade americana em solo brasileiro, mas não foram incluídos na programação.Enquanto o programa da visita de Obama não está totalmente fechado, não faltam especulações e tentativas de articulações por espaço na agenda brasileira do presidente norte-americano.

No Rio de Janeiro o presidente americano deve conhecer a experiência das Unidades de Policia Pacificadora (UPPSs) no entorno dos morros cariocas e as comunidades anseiam pela subida da autoridade americana para conhecer de perto os problemas da maioria da população da Cidade Maravilhosa e possivelmente algumas das ações afirmativas desenvolvidas pelo grupo Afro Reggae. O presidente da Associação de Moradores do Chapéu Mangueira, Valdinei Medina, afirma que abaixo de Deus, Obama é o homem mais poderoso da Terra e espera que a comunidade do local onde morava e surgiu para o mundo político a mulher negra então favelada, Benedita da Silva – política que galgou os cargos de vereadora, deputada federal, senadora, governadora do Rio de Janeiro e hoje novamente no exercício do mandato de deputada federal – seja premiada com a presença do Presidente Barack Obama em seu território e torce diariamente para que isto aconteça, pois para ele, “será inesquecível”.

Sem a presença de Barack Obama em São Paulo, as instituições negras que tinham planejado homenagear o presidente americano – entregando-lhe em solo brasileiro Láureas significativas como – o Prêmio ÁFRICA BRASIL 2009, que foi concedido pelo Centro Cultural Africano como Destaque na categoria Cidadão Africano no Mundo e o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Zumbi dos Palmares, cuja idéia é antiga, existe desde a posse de Obama em 2009, na ocasião em que o reitor José Vicente esteve presente para a cerimônia e os “primeiros encaminhamentos” para que o presidente da nação mais rica do mundo visitasse a Zumbi dos Palmares começaram a ser tomados, como explicou ao Portal R7 o reitor em 6 de janeiro último – as articulações para a realização das homenagens estão em marcha e não estão descartadas de serem concretizadas com a possível entrega das homenagens em Brasília.

Obama vai chegar ao Brasil acompanhado da família

Confirmado que o presidente americano vem ao Brasil acompanhado da sua família, já existe a preocupação de se estabelecer uma programação especial para Michelle Obama e as filhas Malia (12 anos) e Sasha (9 anos), nas duas cidades a serem visitadas.

"Para nós é uma honra que ele considere o Brasil um país agradável para trazer a família", disse Tovar Nunes, porta-voz do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Autor de blog apenas socializando esta materia, conforme autoria, no topo deste

Nenhum comentário: