07/09/2009

FHC diz que guerra contra o narcotráfico fracassou

FHC diz que guerra contra o narcotráfico fracassou
7 de setembro de 2009 às 09:00

Em artigo publicado pela revista britânica "The Observer'', o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que a guerra contra o narcotráfico fracassou e que é necessário "uma mudança global'' de estratégia que inclua uma descriminalização do uso de drogas como a maconha.

FHC argumenta que o enfoque de "linha dura'' no combate contra as drogas teve consequências "desastrosas'' para a América Latina e não mudou a condição da região nas últimas décadas como o maior exportador de maconha e de cocaína do mundo. "Isso continua sendo assim, após décadas de operações aéreas, proibições, fumigações e ataques contra as fábricas de droga na selva'', escreve o ex-presidente brasileiro.

Além disso, a região "está produzindo cada vez mais ópio e heroína e está desenvolvendo a capacidade de produzir em grande escala drogas sintéticas'', por isso considera que "continuar a guerra contra o narcotráfico com o mais do mesmo é ridículo''.

Fernando Henrique destaca que Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Equador já tomaram medidas tendentes a liberalizar as leis que penalizam o consumo de drogas e que a mudança é "iminente'' no Brasil. O ex-presidente propõe uma estratégia que "estenda a mão, de maneira paciente e persistente, aos consumidores e não continuar com a guerra equivocada e contraproducente que faz dos consumidores, em vez dos chefes do tráfico, as principais vítimas''.

Nenhum comentário: