16/05/2010

Milhões de fiéis oram pelo fim do tráfico de pessoas no mundo

Milhões de fiéis oram pelo fim do tráfico de pessoas no mundo

Adital -
Em todo o mundo, pelo menos 50 milhões de fiéis estão rezando pelo fim do tráfico de seres humanos, crime que faz milhares de vítimas ao redor do mundo. A oração atende a um apelo do Papa Bento XVI, nas intenções do mês maio, para o Apostolado da Oração: "Para que se coloque fim ao triste e iníquo tráfico de seres humanos que infelizmente envolve milhões de mulheres e crianças".
O tráfico de pessoas é combatido em todos os continentes, por governos, entidades da sociedade civil e instituições religiosas, pela amplitude e complexidade do problema. Há uma grave violação dos direitos fundamentais da pessoa e de seu direito à segurança e à proteção

A situação de vulnerabilidade socioeconômica e o sonho de uma vida melhor é o que tem feito tantas vítimas caírem na armadilha deste delito. As mulheres e as crianças são os grandes alvos de traficantes e aliciadores. Geralmente, essas vítimas servem ao comércio de exploração sexual e à prostituição em diversos países. A rede organizada desse crime obtém lucros exorbitantes através da exploração de pessoas, que são tratadas como objetos negociáveis.

Para enfrentar e combater o tráfico de pessoas, muitas entidades investem na prevenção, alertando as vítimas em potencial, sobre os perigos e as constantes ameaças de quem cai nas mãos de aliciadores. Mas não é apenas a pobreza, a falta de estrutura e a migração ilegal que devem ser combatidas. A demanda pela exploração de mulheres, de crianças e da mão-de-obra barata, no caso do trabalho escravo, também deve ser fortemente combatida e punida.


Já que a rede criminosa do tráfico de pessoas age em âmbito global, de maneira silenciosa, enganando as vítimas com falsas promessas de trabalho, é necessário que também se tenha uma rede de governos e entidades que atuem conjuntamente para acabar com este crime, que é considerado a escravidão dos tempos modernos.

http://www.adital.com.br/hotsite_trafico/noticia.asp?lang=PT&cod=47795

Leide Manuela Santos
Winrock Internacional do Brasil
lsantos@winrock.org.br
(71) 32480701/99029583

Nenhum comentário: