CASA DA JUVENTUDE
Juventudes: o marco da diversidade
Local: Praça Maria Aragão
De 21 a 27 de Novembro de 2009
São Luis-Maranhão
Apresentação
A cada ano a Feira do Livro de São Luís vem se tornando um evento de cunho lítero-cultural que vem adquirindo a credibilidade e o apoio da população ludovicense.
Para a juventude, eventos com tais características corroboram para uma melhoria da educação, da cultura, do lazer, causando mudanças comportamentais e atitudinais, capazes de levar a juventude a refletir sobre o mundo literato, sobre a realidade e a ficção, sobre seu modo de ver o mundo.
Desta forma a presença de um espaço necessário á discussão e problematização das realidades enfrentadas pelo jovem ludovicense, é imprescindível em espaço democrático, com um público formador de opinião, e sobre tudo, múltiplo.
Ao apresentar o projeto Casa da Juventude, objetiva-se a viabilização deste espaço durante a Feira do Livro, oportunizando assim uma participação efetiva e real da juventude ludovicense durante o evento.
Justificativa
Raros têm sido os espaços de discussões das realidades juvenis em nossa cidade. Em geral, tais discussões se dão em locais reservados, com participação de público específico e em ocasiões bem determinadas.
Entretanto, a juventude que hoje representa aproximadamente 48% da população brasileira, necessita de iniciativas que possibilitem as discussões das problemáticas enfrentadas, visando-se encontrar caminhos que apontem para uma solução, ou pelo menos propostas de solução de vários problemas enfrentados pela juventude, tais como: a falta de emprego, a baixa qualidade da educação, o problema da violência e das drogas, a questão dos valores éticos e morais, a participação política, entre tantas outras questões que atormentam o jovem no seu dia-a-dia.
Desta forma, oportunizar tais espaços é uma demanda da juventude que vai de encontro a um dever do poder público como forma de permitir que o jovem exerça sua cidadania. Por outro lado, a questão cultural, característica desta fase da idade é por muitas vezes deixada em um segundo plano, sufocando talentos juvenis nos vários campos da cultura, que vai desde o hip-hop, passando pela literatura, pelos mangás e chegando á musica nos seus mais variados ritmos e estilos. Daí o tema juventudes: o marco da diversidade.
Este espaço ímpar, um misto de circo cultural-político-artístico-educacional-filosofal, é a proposta da Casa da Juventude na 3º edição da Feira do Livro de São Luis.
Metodologia
A proposta metodológica divide-se em dois momentos, sendo um que diz respeito às questões juvenis e o outro quanto à parte cultural. Na primeira parte será elaborada uma programação com temática especifica a cada dia, com a participação de facilitadores convidados, e um mediador, que será um jovem que tenha domínio ou já discuta a questão-tema do dia.
É importante frisar que a juventude reunida na Casa da Juventude, fará as suas intervenções e questionamentos livremente, sendo instalado o tempo para que o evento não se torne apenas um “bate-boca”. Contar-se-á também com a participação de um relator que, ao final terá o compromisso de apresentar um texto destacando os pontos relevantes das discussões. As discussões poderão ser gravadas. Posteriormente poderá ser publicado um livro, ou cd, ou ainda disponibilizado em página da internet, o resultado (resumo) das discussões.
A segunda parte que compreende a questão cultural tem por objetivo oportunizar o espaço para a demonstração do talento cultural juvenil em todas as esferas. Por tanto ao fim dos trabalhos diários da Casa da Juventude haverá uma apresentação cultural executada pela própria juventude.
Objetivo
Implementar durante a 3º edição da Feira do Livro de São Luis, a Casa da Juventude, visando a reunião de jovens para discussões da realidade juvenil, apresentações culturais e lançamentos de livros.
Público Alvo
Jovens visitantes da Feira do Livro 2009 e estudantes das escolas municipais e estaduais de São Luis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário