17/06/2010

Universidade Federal do Maranhão- 33º Festival Guarnicê de Cinema


Universidade Federal do Maranhão

FUNDAÇÃO Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/66


CNPJ 06.279.103/0001-19. São Luís – Maranhão

Pró-Reitoria de Extensão - Departamento de Assuntos Culturais



33º Festival Guarnicê de Cinema

22 a 26 de Junho de 2010

Centro de Convenções Governador

Pedro Neiva de Santana - Multicenter Sebrae



Informações Gerais



Solenidade Oficial de Abertura - Atrações



Com apresentação da Petrobrás, o 33º Festival Guarnicê de Cinema vai ser aberto oficialmente na próxima terça-feira, 22, às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), em São Luís. O festival vai acontecer até sábado, 26. A solenidade de encerramento e premiação dos vencedores acontecerá no sábado, 26, às 19h, também no Centro de Convenções.

As mostras competitivas e informativas do festival vão acontecer no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, Cine Praia Grande do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Ímpar, na sede do Jornal O Imparcial, no Renascença, e no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na rua 28 de julho, Centro histórico da capital maranhense. Todo o festival terá entrada gratuita.

O festival será aberto com o longa-metragem “O Homem mau, dorme bem”, do diretor Geraldo Moraes. Já estão confirmadas as presenças dos atores Malu Moraes, Mariana Nunes, Simone Lliescu e Luiz Carlos Vasconcelos, protagonista do filme “Desafinado” e “Carandiru”, onde interpretou o médio Dráuzio Varela.



Sessão de Encerramento

O festival encerra com o longa-metragem “As Melhores Coisas do Mundo”, com direção de Lais Bodanski. Roteiro Luis Molayesi e Luiz Bolognesi, baseado em série de livros de Gilberto Dimenstein e Heloísa. O filme tem no elenco os atores Denise Fraga e o Fiuk, de Malhação e filho de Fábio Júnior. A vinda do ator a São Luís está sendo negociada com a Rede Globo e é bem provável que ele esteja presente na ilha.



120 horas de exibição simultânea



O festival exibirá mais de 145 vídeos nacionais, 49 filmes nacionais, 16 vídeoclips nacionais e mais 18 telereportagens de emissoras maranhenses.

Exibira ainda, simultaneamente, as Mostras Foot (Festival de Cinema de Futebol do Brasil), Mostra Guarnicêzinho Animada, Mostra Revelando os Brasis, Mostra Expedições, de Roberto Werneck e Paula Saldanha, Mostra Lume, Mostra Internacional de filmes franceses, organizada pela Aliança Francêsa e Mostra Tendência de Filmes e Vídeos.

Durante os cinco dias de realização, o 33º Festival Guarnicê de Cinema exibirá, simultaneamente, mais de 120 horas de produções audiovisuais nacionais e internacionais. E o que é melhor, todas as mostras com entrada gratuita para todos.



Organização



Com apresentação da Petrobrás, o 33º Festival Guarnicê de Cinema é promoção é da Universidade Federal do Maranhão, por meio dos departamentos de Assuntos Culturais (Pró-Reitoria de Extensão), Artes (Centro de Ciências Humanas) e Comunicação Social (Centro de Ciências Sociais).

A realização é da Fundação Sousândrade, com co-patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil. O festival tem apoio cultural do Governo do Maranhão (Secretárias de Turismo e Cultura); Prefeitura de São Luís (Secretaria de Turismo e Fundação Municipal de Cultura) e Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Também apóiam o 33º Festival Guarnicê de Cinema a Produsan Cine & Vídeo, os Estúdios Mega Rio de Janeiro, Megacolor, Wizard Idiomas, Aliança Francesa e Universidade FM.



Oficinas de Cinema & Vídeo

Inscrições abertas até sexta-feira, 18 de junho



As oficinas oferecidas são Interpretação Para Cinema (20 vagas), Desenho Sonoro e Edição de Som (70 vagas), o Som em Cena (70 vagas) e Geração de Conteúdos em Novas Mídias (70 vagas). As inscrições são feitas somente no Departamento de Assuntos Culturais (Rua Grande, 782 - Centro), até sexta-feira, 18.

O horário de inscrições é das 8h às 12h e das 14h às 18h.



Oficinas:

- Interpretação Para Cinema (20 vagas)

- Desenho Sonoro e Edição de Som (70 vagas)

- O Som em Cena (70 vagas)

- Geração de Conteúdos em Novas Mídias (70 vagas)



Oficina Interpretação para Cinema

Os interessados deverão ter disponibilidade para cumprir as metas estabelecidas e a produção das cenas. A programação terá apresentação do grupo e dinâmica do trabalho; Interpretar: o quê? A linguagem do Cinema e da TV; A Construção do Personagem; Improvisação; Exercícios, Criar e Interpretar; Expressão e introspecção; Exercícios com câmera; Interpretação e técnica e gravação de texto.

A oficina será ministrada por Mallu Moraes, graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, com especialização em Publicidade e Criação para Audiovisual, em São Paulo e New York nas seguintes empresas e instituições: McCann-Erickson Publicidade (agência), Young and Rubican (agência) e Screen Geams Production (estúdios). Universidade da Flórida.



Oficina Desenho Sonoro e Edição de Som (70 vagas)

De 23 a 25 de junho de 2010, das 9h às 12h e das 14 às 17h, acontecerá das 9h às 12h, na Sala Cacuriá do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana a Oficina de Desenho Sonoro e Edição de Som. Ensinará sobre a importância do som na construção de uma narrativa cinematográfica e sua importância na significação de uma história, mesmo sem chamar para si a mesma atenção que a imagem.

Será ministrada por Anderson Carvalho, graduado e pós-graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto do Curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (2004-2006) e atualmente é professor de Edição de Som e Desenho Sonoro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.



Oficina O Som em Cena

Acontecerá no período de 23 a 25 de junho de 2010, das 9h às 12h, na Sala Tambor de Crioula do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Serão oferecidas 70 vagas. No conteúdo programático noções de captação de som e história da música de cinema. O ministrante será Beto Strada, compositor e arranjador com vasta experiência profissional no âmbito do cinema, publicidade, televisão e teatro.



Oficina Geração de Conteúdo em Novas Mídias

Acontecerá no dia 26 de junho, das 9h às 12h, na Sala Tambor de Crioula do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Serão ministradas noções sobre resolução de vídeos, quadros por segundo e formatos de tela; containers, vídeo proprietário, codecs e bitrate; formatos obtidos por celulares, câmeras point-and-shoot e webcams; a cultura do YouTube: Broadcast Yourself – o futuro é a sua cara.

Na parte prática, durante a oficina os alunos aprenderão a retirar arquivos dos aparelhos; preparar o arquivo para edição; usar o Windows Movie Maker; preparar a trilha sonora; re-encondar arquivos para outros formatos com o software super(r) e finalizar arquivos em DVD e em formatos para celular. A oficina será ministrada por Paulo Coelho, coordenador do Departamento de Design da 712 Propaganda.



Inscrições:

Segunda, 14, a sexta, 18, no Departamento de Assuntos Culturais

Rua Grande, 782 - Centro. Das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Informações: 3231 2887 e 3232 3901

www.cultura.ufma.br





Cobertura da Mídia Nacional

Maiores veículos de comunicação do país

realizam cobertura da 33ª edição do Festival



O Festival Guarnicê de Cinema chega a seu 33º ano mais respeitado do que nunca. Além de ser o quarto festival mais antigo do Brasil, o evento revela e premia realizadores de todo o país, e por isso desperta o interesse da grande mídia, cujos jornalistas e editores vem a São Luís especialmente para o evento.

A cobertura do Festival deste ano é pauta importante para o jornal Folha de São Paulo, além das emissoras TV Brasil e TV Cultura, que vão enviar correspondentes diretamente de suas sedes. A Revista de Cinema, a Revista Bravo e a Revista do Cinema Brasileiro também marcam presença.

Além de emissoras de televisão locais e nacionais e demais veículos, o 33º Festival Guarnicê contará com a presença de um dos maiores críticos de cinema do país, o cineasta e produtor Celso Sabadin. Conhecido pela sua atuação como crítico e roteirista de televisão, ele é referência em sua área de atuação. Sabadin já trabalhou na Rede Bandeirantes de Televisão, BandNews.

Sabadin foi curador e produtor da Mostra Cine Santander España e do Festival Cinema do Coração. Atualmente, é crítico de cinema da TV Gazeta, dos sites Cineclick, Yahoo, 100% Vídeo e Planeta Tela, da Revista de Cinema e da Rádio Bandeirantes. (Fonte: Izabel Almeida/ Ascom/ UFMA)









Acesse e confira a vinheta de

Abertura do 33º Festival Guarnicê:



http://www.4shared.com/video/OV26nl1U/ABERTURA_GUARNICE_1.html



Código html para incluir vinheta em seu BLOG/SITE:









Realizadores maranhenses na Disputa



FILME E VÍDEOS MARANHENSES SELECIONADOS

PARA O 33º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA



FILME – 35mm

Vela ao crucificado - Frederico Machado /Fic/13’00”/MA



VÍDEOS

Na Costa da Minha Mão - Andréa Barros /Doc/04’00”/MA

Caos - Ricardo Balata /Exp/06’40”/MA

Mar de Rosas - Rwanyto Oscar /Fic/14’00”/MA

O Destruidor de Ilhas - Denis Carlos /Fic/14’58”/MA

Ruídos do Tempo - André Garros e Gabriel Carvalho /Fic/03’00”/MA

Aquarela Periférica - Nayra Albuquerque /Doc/25’00”/MA

Quilombo - Terra de Preto - Lu Martins /Doc/15’00”/MA

São Raimundo Nonato dos Mulundus – O Santo Vaqueiro - Vicente Barbosa Simão Junior/Doc/25’00”/MA



Homenageados Nacionais e Estaduais

Os homenageados estaduais são Regina Luna e Fátima Frota, funcionárias da Fundação Sousândrade de Apoio à Universidade Federal do Maranhão, entusiastas e incentivadoras do Festival Guarnicê de Cinema e o homenageado nacional será Antonio Leal, diretor e idealizador do Cine Foot, Festival de Cinema de Futebol. O CINEfoot é o primeiro festival de cinema do Brasil com abordagens conceitual e curatorial completamente exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol.



15 filmes selecionados

para o 33º Festival Guarnicê



Deus-Arma - Johil Carvalho e Sérgio Lacerda /Fic/12’00”/DF

Nego Fugido - Marília Hughes e Cláudio Marques /Fic/06’00”/BA

Incelença da Perseguida - Silvio Gurjão /Fic/14’00”/CE

Bailarino e o Bonde - Rogério Nunes /Ani/10’20”/SP

O Filme mais violento do mundo - Gilberto Scarpa/Fic/13’00”/MG

Obrigada - Giancarlo Di Tommaso/Fic/06’00”/RJ

Mestre Vitalino e nós no barro - Alunos da Rede Municipal de Vitória /Ani/12’00”/ES

Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos- Camilo Cavalcante/Doc/12’00”/PE

O Divino, de repente - Fábio Yamaji /Ani /06’20”/SP

Bailão - Marcelo Caetano /Doc/16’00”/SP

Verdadeiro ou Falso - Jimi Figueiredo /Fic/14’00”/DF

Rio de Mulheres - Cristina Maure e Joana Oliveira /Doc/21’00”/MG

A Esperança é a ultima que morre - Armando Mendez/Fic/18’00”/MG

Revertere Ad Locum Tuum - Armando Mendez/Fic/18’00”/MG



RELAÇÃO DOS FILMES CLASSIFICADOS



BLOCO 01-23/06/2010
BLOCO 02 -24/06/2010
BLOCO 03 - 25/06/2010

Deus Arma

Johil Carvalho e Sérgio Lacerda /Fic/12’00”/DF


Obrigada

Giancarlo Di Tommaso/Fic/06’00”/RJ


Verdadeiro ou Falso

Jimi Figueiredo /Fic/14’00”/DF

Nego Fugido

Marília Hughes e Cláudio Marques /Fic/06’00”/BA


Mestre Vitalino e nós no barro

Alunos da Rede Municipal de Vitória /Ani/12’00”/ES


Rio de Mulheres

Cristina Maure e Joana Oliveira /Doc/21’00”/MG



Incelença da Perseguida

Silvio Gurjão /Fic/14’00”/CE


Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos

Camilo Cavalcante /Doc/12’00”/PE


Revertere Ad Locum Tuum

Armando Mendez/Fic/18’00”/MG

Bailarino e o Bonde

Rogério Nunes /Ani/10’20”/SP


O Divino, de repente

Fábio Yamaji /Ani /06’20”/SP
A Esperança é a ultima que morre

Neil Armstrong /Ani/05’55”/CE

O Filme mais violento do mundo

Gilberto Scarpa/Fic/13’00”/MG


Bailão

Marcelo Caetano /Doc/16’00”/SP


Vela ao crucificado

Frederico Machado /Fic/13’00”/MA








24 VÍDEOS SELECIONADOS PARA O

33º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA



A pensão dos Caranguejos - Marcelo Presotto /Fic/16’47”/SP

A pedra que o estilingue lança - Ana Cristina Murta /Doc/20’00”/ES

Canoa Caiçara - Luiz Bargmann Netto/Doc/25’00”/SP

Tratado de Liligrafia - Frederico Pinto /Fic/14’00”/RS

Damas - Marton Olympio/Michelangelo Moura /Fic/19’00”/RJ

Libertas - Jackson Abacatu /Ani/09’40”/MG

Darluz - Leandro Goddinho /Fic/15’00”/SP

Imagine uma menina com cabelos de Brasil... - Alexandre Bersot /Ani/10’00”/RJ

Olhar de João - Mariley Carneiro /Doc/20’58”/GO

Enciclopédia - Bruno Gularte Barreto /Fic/14’00”/RS

Céu Limpo - Marcley de Aquino e Duarte Dias /Fic/15’00”/CE

Os anjos do meio da praça - Alê Camargo e Camila Carrosine /Ani/10’12”/SP

O Jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar - Leonardo Domingues e William Paiva /Ani/11’00”/PE

Tereza – Cor na primeira pessoa - Amaro Filho e Marcilio Brandão /Doc/20’00”/PE

Ao meu pai com carinho - Fausto Noro /Fic/15’00”/SP

Light My Fire - Tais Lobo /Fic/04’00”/RJ



BLOCO 01 - 23/junho/2010

BLOCO 02 - 24/junho/2010


Quilombo – Terra de Preto – Vídeo

Direção: Lu Martins/Doc/1500”/MA

Seu Didico: Paraense Velho Macho!-Vídeo

Direção: Chico Carneiro /Doc/65’00”/PA







A Verdadeira História do Macululê - Vídeo

Direção: Almir Meirelles do Nascimento /Doc/15’00”/SP

A Folia e o nascimento da tragédia no espírito da música – Vídeo

Direção: Amarildo Pessoa /Doc/20’00”/GO


Bode Movie – Vídeo

Direção:Taciano Valério /Fic/12’00”/PE

Um Médico Rural – 35mm

Direção: Claudio G.Fernandes /Fic/21’00”/PE


São Raimundo Nonato dos Mulundus – O Santo Vaqueiro – Vídeo

Direção: Vicente Barbosa Simão Junior /Doc/25’00”/MA

Teresa – 35mm

Direção: Paula Szutan e Renata Terra /Fic/18’00”/SP


Festa de Oxalá - Vídeo

Direção: Mivan Gedeon /Doc/10’00”/PI

Pedra, Peixe, Rio Itamatatiua – Vídeo

Direção: Iban Ayesta Aldanondo /Doc/70’00”/MA


Tereza – cor na Primeira Pessoa – Vídeo Amaro Filho e Marcilio Brandão /Doc/20’00”/PE

Do Morro – Vídeo

Direção: Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro /Doc//20’00”/PE


A Cultura de repente – Uma vídeo-interação com os poetas populares de Campina Grande – Vídeo

Direção: Zeca Ferreira /Doc/63’00”/RJ

Canoa Caiçara – Vídeo

Direção: Luiz Bargmann Netto/Doc/25’00”/SP


Família Vidal - Vídeo

Direção: Diego Benevides/Doc/15’00”/PB